A ocorrência de um evento origina multidões, e a sua gestão não é uma tarefa fácil. Infelizmente, devido às recentes tragédias em eventos, basta um falso alarme para provocar o movimento descontrolado de pessoas.

Movimentos em massa originados por reações espontâneas e irrefletidas podem iniciar uma onda contagiante de pânico e ansiedade, gerando comportamentos coletivos catastróficos. Os tumultos são motivo de quedas, esmagamentos, asfixia, perda de bens, e pior, a morte. Segundo Keith Still, especialista em gestão de multidões, “A força de uma multidão é tanta que se formam ondas humanas que se propagam em massa e que podem empurrar pessoas a 3 metros de distância ou mais.”.

É fundamental adotar uma atitude preventiva, avaliando os riscos inerentes às características do evento. É essencial ter noção de fatores de risco, como por exemplo o tipo de evento, o número de pessoas expectável, tipo de recinto e canais e saídas de emergência (largura, altura e sinalização).

Como promotor de eventos deve ser realizada a avaliação de riscos e consequentemente um plano de ações de mitigação, através de uma definição estratégica de atuação, implícito no planeamento ao nível da saúde e segurança (safety), gestão de emergências e gestão da segurança (security).

Segundo investigadores, a maioria dos tumultos tem origem por falta de informação. Esta é uma lacuna que tem vindo a ser colmatada, infelizmente pelas piores razões. Temos adotado uma ação reativa, em que a informação passa associada a ocorrências desastrosas.

A SGS elaborou um pequeno guia prático sobre esta temática com algumas medidas a adotar para se manter seguro em caso de tumulto.

Consulte aqui o guia - O Perigo das Multidões


 

  • A SGS, comprometida com a sustentabilidade, pretende apurar quais os fatores mais impactantes na experiência das pessoas em eventos, como festivais de música, eventos  desportivos, festas populares, entre outros . Por isso, com base na sua experiência em eventos, pedimos que responda a este QUESTIONÁRIO


  • Desenvolvemos também a Certificação “Evento Mais Sustentável”, de forma a auxiliar os promotores, com propósito de os orientar para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade do evento e para a mitigação do risco durante todo o seu ciclo de vida , incutindo uma cultura de prevenção.

    Para mais informações clique AQUI.

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com