Skip to Menu Skip to Search Contact Us Portugal Websites & Languages Skip to Content

O trabalho árduo dos colaboradores do “Diário as Beiras” proporcionou ao jornal regional o mérito consagrado pela SGS ICS na atribuição da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2000 e do Certificação do Serviço (Qualicert) de acordo com a Especificação Técnica SC-OTHE-63.
Sendo o primeiro jornal em Portugal a adoptar a Certificação do Serviço este “Pulitzer da Certificação” juntou-se ao soprar das velas do trigésimo aniversário da publicação jornalística.
O jornal que arrisca na modernização de processos apostou nos novos conceitos de gestão das empresas que exigem, cada vez mais, procedimentos normalizados e constituindo assim repto para a própria actividade jornalística. No que se refere ao ramo, a actividade jornalística exige princípios éticos e deontológicos regidos por uma legislação específica que têm que ser perfeitamente integrados nas boas práticas que este processo exigiu.
António Abrantes, director do diário regional, declarou em editorial que esta certificação faz parte de uma nova etapa para o jornal, estando consciencializado que esta requer ainda mais responsabilidades por parte dos colaboradores.
Já a SGS, representada por Helena Magalhães, considerou que “o Diário as Beiras é um exemplo a seguir por outras publicações jornalísticas, pois a sua estratégia integrada de gestão da qualidade e de serviço de excelência é assegurada por um organismo de certificação acreditado e de reputação mundial, como é a SGS ICS”.
Com esta iniciativa voluntária de certificação, a administração do Jornal “Diário as Beiras” demonstra ter uma visão integrada da actividade jornalística, abrangendo também a própria gestão do Jornal e assegurando a sustentabilidade do seu negócio através de uma gestão com Qualidade.
O Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade abrange a publicação diária do jornal, da sua produção, edição e distribuição, assim como brochuras e especiais periódicos ou pontuais de carácter editorial ou comercial. No que diz respeito à Certificação do Serviço introduz-se no âmbito da prestação de serviço de Publicação Diária do Jornal “Diário as Beiras” e também na edição e distribuição do jornal, de brochuras e especiais periódicos ou pontuais de carácter editorial ou comercial.
As certificações obtidas vão de encontro ao plano estratégico do jornal que visa a conquista de uma região Centro mais próspera e coesa, garantindo, diariamente, o quotidiano dos seus distritos aglomerados num único diário.