Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Demonstre o seu compromisso com a segurança alimentar


Os recentes incidentes relacionados com a segurança alimentar demonstraram que o controlo inadequado ao longo da cadeia de produção pode prejudicar as organizações envolvidas e causar graves consequências na saúde pública. Consumidores e governo exigem uma maior segurança dos Sistemas de Gestão Alimentar ao longo de toda a cadeia, desde os produtores primários até aos exportadores, de produtores de rações a restaurantes. Os clientes querem provas da segurança alimentar para assegurar que a sua organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e a longo prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade da qual as organizações podem beneficiar, diferenciando-se pela Qualidade.

HACCP – para sistemas de gestão de segurança alimentar

A certificação da Análise de Perigo e os Pontos Críticos de Controlo (HACCP) permite-lhe demonstrar o compromisso com a segurança alimentar e a satisfação do cliente, reforçando a imagem institucional e acompanhando o mercado em constante evolução.

O HACCP é o sistema internacionalmente aceite e documentado pelo Codex Alimentarius, que define os requisitos para o controlo eficaz da segurança alimentar. O sistema HACCP apoia as organizações a gerir os perigos que afectam a segurança/higiene alimentar e, sistematicamente, identifica-os pelo estabelecimento de parâmetros de controlo em pontos críticos durante o processo de produção alimentar.

HACCP está baseado em sete princípios:

  1. Efectuar uma análise de perigos e identificar as medidas preventivas respectivas
  2. Identificar os pontos críticos de controlo (PCC’s): matéria-prima, stocks, processamento, distribuição e consumo.
  3. Estabelecer limites críticos para as medidas preventivas associadas com cada PCC: por exemplo, tempo e temperatura mínima de cozedura
  4. Estabelecer os requisitos de controlo (monitorização) dos PCC’s. Estabelecer procedimentos para utilização dos resultados da monitorização para ajustar o processo e manter o controlo
  5. Estabelecer acções correctivas para o caso de desvio dos limites críticos
  6. Estabelecer procedimentos de verificação para avaliar que o sistema está adequadamente implementado e é eficaz, nomeadamente através de auditorias internas, análises e testes aos produtos, avaliação de registos, não conformidades, reclamações, etc.
  7. Estabelecer um sistema para registo de todos os controlos

Os benefícios do HACCP

A certificação de acordo com os princípios do HACCP melhora o seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e a Qualidade do seu produto. Simultaneamente, demonstra o seu compromisso em produzir ou comercializar alimentos seguros, que pode ser particularmente benéfico em caso de inspecção por parte das autoridades reguladoras. Demonstrar um real compromisso com a segurança alimentar pode também transformar o produto, a imagem da organização e actuar como uma ferramenta eficaz na entrada no mercado, abrindo novas oportunidades de negócios em todo o mundo.

  • A certificação HACCP através da SGS ICS permite o desenvolvimento e a melhoria da performance da organização.
  • A certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar pela SGS ICS permite-lhe demonstrar elevados níveis de segurança alimentar no concurso a contratos internacionais ou na expansão local de novos negócios.

Auditorias regulares conduzidas pela SGS ICS apoiam as organizações, continuamente, a usar, monitorizar e melhorar os seus processos. Melhoram a fiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes, bem como toda a sua performance. Possibilitará, ainda, uma melhoria significativa na motivação dos seus colaboradores, envolvimento e consciência das suas responsabilidades na segurança alimentar

Comece hoje
Os nossos Gestores de Clientes estão à sua disposição para esclarecer e responder a quaisquer dúvidas e questões.
Contacte-nos e solicite uma proposta!