Agricultura & Alimentação Auditoria e otimização de processos
A SGS tem uma merecida reputação na realização de auditoria de processos, bem como em estudos de eliminação de gargalos e de otimização.

Temos conhecimento de alto nível em campos como engenharia química, mineralogia, projeto ambiental e de processos. Esse conhecimento pode oferecer soluções inovadoras em novos ângulos. Nossa abordagem sistemática pode determinar se é possível fazer melhorias em suas instalações. Os estudos de otimização de instalações vão desde auditorias básicas e levantamentos da instalação até programas completos de solução de problemas. Em todos os momentos, o trabalho é feito em associação com a equipe das suas instalações.
A otimização das operações em instalações podem aumentar consideravelmente seus lucros. Geralmente, o retorno é obtido em semanas ou meses. Qualquer melhoria na recuperação ou na qualidade do produto, com mínimo gasto de capital, resulta em receita adicional que aumenta diretamente os lucros.
A otimização das instalações beneficia os seguintes cenários
- Instalações de comissionamento recente
- Minas com alta variedade de minérios ou com muitos tipos de minérios
- Instalações que passaram por mudanças graduais no tipo de alimentação, evolução do esquema de tratamento, adição de novos equipamentos e/ou mudanças de equipe. Operações que estão ativas há muitos anos e precisam de investigação de novos reagentes ou tecnologias
- Operações existentes que carecem de um programa de otimização formal e sistemático
- Operações existentes que requerem procedimentos confidenciais de eliminação de gargalos e solução de problemas
A comprovada abordagem da SGS para a otimização de instalações geralmente compreende vários dos seguintes aspectos:
- Discussões de mesa-redonda do tipo "brainstorming" e sessões de instruções para definir claramente objetivos e limitações.
- Contato intenso e contínuo para garantir o fornecimento de informações de todos os ângulos, a fim de definir o problema e assegurar que a solução seja implementada de forma sustentável.
- Agrupamento de dados em torno do fluxograma existente.
- Visita ao local para inspeção física da instalação, discussão sobre áreas possivelmente problemáticas com a equipe e coleta de amostras.
- Revisão dos tipos de alimentação e implicações gerais para o processamento.
- Identificação de áreas onde ajustes ao fluxograma ou às condições operacionais podem aprimorar o rendimento ou a recuperação, cortar custos, melhorar a qualidade dos efluentes, reduzir emissões ou reduzir possibilidades de problemas judiciais.
- Revisão de tecnologias existentes ou novas que podem ser aplicáveis ao problema.
- Crítica avaliação econômico-técnica das possíveis mudanças aos fluxograma de processos ou condições operacionais. Isso pode incluir algumas das seguintes áreas:
- Definição do fluxograma de processos
- Contabilidade metalúrgica
- Moabilidade
- Cálculo das entradas do processo
- Balanceamento de massa do componente
- Modelagem de especiação
- Modelagem de simulação
- Viabilidade técnica potencial
- Rentabilidades e qualidades estimadas do produto
- Estimativa de custos de capital, custos operacionais e viabilidade econômica do equipamento
- Considerações químicas que podem afetar o processamento
- Considerações mineralógicas que podem afetar o processamento
- Linha de base de conformidade ambiental, potencial de reciclagem e consideração de localidade.
- Planejamento e gerenciamento de programas de teste para confirmação ou rejeição de possíveis mudanças no processo.
Após o relato de descobertas e a realização de recomendações, a SGS consulta a equipe técnica, a gerência da instalação e a gerência sênior da mina, bem como o conselho corporativo, para ajudar na implementação das mudanças. Os estudos de otimização da instalação da SGS podem trazer um valor significativo para sua operação – torne-se nosso parceiro hoje mesmo.