Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

As auditorias sociais da SGS medem o desempenho de sua organização em relação a diferentes fatores, ajudando-a a atender às expectativas de clientes e consumidores.

Cada vez mais, clientes e consumidores comparam marcas e tomam suas decisões de compra com base em fatores "éticos". Entre eles estão a postura da empresa em relação a: responsabilidade social corporativa (RSC), compliance, código de conduta, comércio ético, direitos humanos, regulamentações trabalhistas, incluindo saúde e segurança, e práticas de produção responsável. 

Usando uma rede de especialistas altamente qualificados e experientes, a SGS pode avaliar o seu desempenho em relação a esses fatores, por meio de diferentes auditorias sociais:

  • Responsabilidade social: a ISO 26000, embora não seja uma norma auditável, é um documento de orientação que estabelece boas práticas de responsabilidade social, que permite que as organizações avaliem seu desempenho em termos de desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar da sociedade e conformidade legal.
  • amfori BSCI: A amfori BSCI é um sistema de gestão de cadeia de suprimento que ajuda as empresas a promover a conformidade social e melhorias em unidades de produção e fazendas de suas cadeias de suprimento globais.
  • Código de Conduta:a SGS oferece às organizações serviços independentes e imparciais de auditoria de código de conduta, que podem ser compatibilizados com a legislação local, com normais internacionais e com os códigos do próprio cliente.
  • Iniciativa de Comércio Ético (ETI): representando as boas práticas de ética, o Código Básico tripartite da ETI foi adotado por seus membros e outros varejistas e marcas.
  • Iniciativa de Conformidade e Sustentabilidade (ICS): a Federação Francesa de Varejistas (FCD) criou o programa ICS para incentivar os fornecedores a observar princípios universais de direitos humanos, bem como regulamentações trabalhistas locais.
  • Auditoria de Comércio Ético dos Membros da SEDEX (SMETA): a SEDEX ajuda as organizações a gerenciar dados sobre práticas trabalhistas, saúde e segurança, meio ambiente e ética comercial em suas cadeias de suprimento. A SMETA abrange os princípios do Código Básico da ETI e também analisa o desempenho em relação a direitos humanos, direito à terra, práticas de recrutamento responsáveis, direito ao trabalho dos trabalhadores migrantes, implementação de sistemas de gestão, terceirização e teletrabalho.
  • Produção Responsável Acreditada Mundialmente (WRAP): a WRAP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e certificação da produção legal, humana e ética no mundo todo.

Códigos setoriais

Cada vez mais órgãos setoriais se reúnem para criar Códigos de Conduta destinados à solução de problemas específicos e conhecidos em suas áreas de operação. O programa ICTI Care para a indústria de brinquedos, o Responsible Business Alliance (RBA) para a indústria eletrónica e a certificação Responsible Jewelry Council são apenas alguns dos projetos com os quais a SGS trabalha.

Contate a SGS para descobrir como podemos avaliar o seu desempenho em relação a diferentes fatores de auditoria social.