Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Com o selo global de aprovação para a segurança do meio ambiente, saúde e produção, a norma bluesign ajuda você e seus fornecedores a criar produtos sustentáveis sem comprometer a funcionalidade, a qualidade e o design.

Matérias primas com preços cada vez mais altos, a necessidade de proteger o meio ambiente e a escassez mundial de recursos, tais como a água, são alguns dos desafios enfrentados pela indústria têxtil. Ter sucesso no mercado significa que você precisa assumir responsabilidades com relação a proteção ambiental e dos consumidores, o que significa dar prioridade ao seu "rastro ecológico".

A norma bluesign® oferece um sistema de aprovação independente para a indústria têxtil, levando em consideração todo o processo de produção, minimizando o impacto no meio ambiente e protegendo a saúde das pessoas. Ela também ajuda a diminuir os seus custos de produção, além de aumentar a sua competitividade e inovação, trazendo benefícios ao seu negócio.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes não apenas do seu próprio impacto no meio ambiente, mas também dos produtos e negócios que utilizam. Como resultado, os consumidores esperam que os seus produtos ofereçam cadeias de valor transparentes, alta qualidade, assim como credenciais inofensivas e ambientalmente seguras.

A triagem bluesign combate o problema pela raiz. Ao invés de se concentrar em testar o seu produto acabado, ela considera todos os fluxos de entrada - desde matérias-primas, até componentes químicos e recursos hídricos e energéticos. Cada componente é avaliado, eliminando assim substâncias potencialmente perigosas antes mesmo que você inicie a produção.

Os princípios do bluesign

A norma é baseada em cinco princípios:

  • Produtividade dos recursos
  • Segurança do consumidor
  • Emissões atmosféricas
  • Emissões na água
  • Saúde e segurança no trabalho

Produtividade dos recursos
Visa à qualidade máxima e valor agregado para o seu produto, usando recursos mínimos, e causando o menor impacto ambiental possível.

Segurança do consumidor
A segurança do consumidor inclui não somente o fato de seus tecidos precisarem ser de alta qualidade e sem riscos à saúde, mas inclui também a garantia de que você aplica todos os princípios de sustentabilidade durante o seu processo de produção.

Emissões atmosféricas
As emissões atmosféricas precisam estar em conformidade com limites estritamente controlados por toda a sua cadeia de produção. O uso de componentes de baixa emissão e a optimização da energia reduz a sua carga de CO2.

Emissão na água
O intuito do controle de emissões na água é retornar a água purificada de volta ao seu ciclo natural, causando o mínimo de poluição possível em rios, lagos e mares. Você pode conseguir isso usando componentes ecologicamente inofensivos e otimizando os processos de produção e tratamento de águas residuais.

Saúde e segurança ocupacional
Isto envolve a saúde e a segurança de seus funcionários na indústria têxtil. Isto significa que os pontos fracos que possam existir localmente podem ser detectados e melhorados de acordo com as regulamentações.

Três passos para alcançar a norma bluesign

Peneiração
A peneiração é o primeiro passo para implementar a norma bluesign. Especialistas irão executar uma peneiração bluesign completa da sua empresa. Esta avaliação lhe permite não apenas eliminar materiais perigosos e outros riscos ambientais, mas também estabelece o uso mais econômico de seus recursos.

Implementação
Este estágio envolve a resolução de problemas destacados durante a peneiração. Este estágio é feito sob medida para o seu negócio, oferecendo-lhe um plano de implementação individual.

Certificação
Durante este estágio final do processo, executamos testes e inspeções para que seus produtos individuais e grupos de produtos possam ser certificados.

Com o selo global de aprovação para a segurança do meio ambiente, da saúde e da produção, a norma bluesign ajuda você e seus fornecedores a estabelecerem padrões ambientais para tecidos, sem comprometer a funcionalidade, a qualidade e o design.