Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Como monitor de produção credenciado responsável mundial (WRAP) com mais de 10 anos de experiêrncia, a SGS está em uma posição ideal para ajudá-lo na condução de uma auditoria WRAP. Isso verificará a sua conformidade com os princípios WRAP de produção conforme a lei, os direitos humanos e a ética.

A WRAP é uma organização indepedente, sem fins lucrativos, dedicada à promoção e à certificação da produção conforme a lei, os direitos humanos e a ética em todo o mundo.

Instituída em 2000, a WRAP é o maior programa de certificação ambiental e trabalhista para a fabricação e o processamento de produtos de consumo que exigem mão de obra intensiva. A WRAP é apoiada popr 25 associações internacionais de comércio, inclusive a International Apparel Federation, que representa 36 associações nacionais e mais de 150.000 empresas individuais.

Os princípios da WRAP cobrem padrões básicos que tratam de práticas trabalhistas, condições de trabalho e conformidade ambiental e aduaneira. Eles consistem em 12 elementos:

  • Observância das leis e das regulamentações do local de trabalho
  • Proibição de trabalho forçado
  • Proibição do trabalho infantil
  • Proibição de assédio ou abuso
  • Remuneração e benefícios
  • Jornada de trabalho
  • Liberdade de associação e negociação coletiva
  • Saúde e segurança
  • Proibição da discriminação
  • Meio ambiente
  • Conformidade aduaneira
  • Segurança

O Processo de certificação WRAP

A certificação poderá ser concedida por seis meses ou para um a dois anos, dependendo dos resultados finais da auditoria e do período durante o qual a organização vem mantendo a certificação com sucesso.

Primeira etapa Aplicação: Primeiramente, o fabricante contata a WRAP com um pedido de auditoria e devolve o formulário de solicitação preenchido e paga a taxa para que seja iniciado o processo de certificação.
Segunda etapa Autoavaliação: A organização deverá respeitar os padrões de local de trabalho aceitos internacionamente, a legislação local e o regulamento do local de trabalho, seguindo os procedimentos descritos no manual da WRAP, e provar que tudo foi implementado há, pelo menos, 45 dias (não menos de 90 dias para solicitantes novos).
Terceira etapa Monitoramento: Em seguida, a organização escolhe e contata a empresa de auditoria credenciada pela WRAP para que seja feita a auditoria. O relatório e as recomendações são enviados para a empresa e para a WRAP.
Quarta etapa Avaliação: A equipe da WRAP poderá notificar a empresa de que determinados procedimentos precisam ser corrigidos e providenciar para que o monitor faça uma inspeção adicional e apresente um relatório, ou poderá recomendar à Junta de Certificação que a fábrica seja certificada.
Quinta etapa Certificação: A Junta de Certificação analisa a recomendação da equipe, inclusive o relatório do monitor, e vota para conceder ou negar a certificação.

A SGS possui auditores, acreditados pela WRAP, na maioria dos principais paises fornecedores e pode oferecer monitoramento e relatórios consistentes para apoiar recomendações de certificação. Com mais de 10 anos de experiência na realização de auditorias WRAP, podemos orientá-lo durante o processo, assegurando que sejam mantidos padrões de auditoria profissionais.

Saiba como a auditoria WRAP da SGS pode ajudar sua empresa e seus fornecedores a manter a conformidade com os requisitos de comércio ético.