Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Os testes e certificação de equipamentos de Proteção Individual (EPI) da SGS garantem que seus produtos cumpram a Diretriz 89/686/CEE.

Um EPI é qualquer dispositivo concebido para ser usado ou manuseado por um indivíduo para proteção contra um ou mais perigos à segurança. Na Europa, a introdução de produtos de EPI no mercado é regulada pela Diretriz de EPI (89/686/CEE). Ela se aplica à maioria dos produtos de segurança concebidos para uso em atividades de lazer e esportivas, assim como para o uso profissional.

Todos os produtos de EPI de cobertura pela norma 2016/425 devem atender aos Requisitos Essenciais de Saúde e Segurança (EHSR) listados e descritos no Regulamento de EPI.

Testes de EPI

Nossos laboratórios de testes oferecem serviços abrangentes para vários tipos de EPI:

Equipamento médico

  • Máscaras faciais
  • Proteção ocular
  • Vestuário de proteção: luvas e vestidos

Equipamentos e acessórios

  • Proteção ocular: óculos escuros, óculos de natação 
  • Proteção da cabeça: capacetes de segurança e esportivos 
  • Proteção de braços e pernas: protetores para punhos, palmas, joelhos e cotovelos

Vestimentas e calçados

  • Vestimentas protetoras: vestimentas de alta visibilidade, vestimentas protetoras para motoqueiros, vestimentas para soldagem e vestimentas protetoras contra calor e chamas 
  • Calçados de proteção: calçados de segurança, protetores e ocupacionais 
  • Luvas de proteção: proteção contra risco mecânico, solda, riscos térmicos

O primeiro passo para verificar a qualidade do EPI é conduzir testes para avaliar a conformidade com as normas relevantes de testes. Foram publicadas normas harmonizadas para a diretriz de EPI, sendo que a conformidade com tais normas oferece uma presunção da conformidade com a RBSS da Diretriz.

Além dos testes, as normas harmonizadas também descrevem os requisitos para Informações de Usuário e Marcação de Produtos. 

Certificação de EPI

Os EPIs são classificados em três categorias: I, II e III. Em cada caso, é necessário produzir uma declaração de conformidade da CE.
Categoria do EPI Requisitos de certificação
Categoria I:
Produtos simples, como luvas de jardinagem, óculos de sol etc.
O fabricante pode se autocertificar, um processo que requer o desenvolvimento de um arquivo técnico que inclui a Declaração de Conformidade do fabricante.
Categoria II:
Capacetes de segurança e esportivos, calçados de proteção, vestimentas de alta visibilidade etc.
Exigem uma inspeção do tipo CE (Artigo 10) por um Órgão Notificado, como a SGS.
Categoria III:
Produtos complexos, como equipamentos respiratórios, equipamentos de retenção de queda e vestimentas de proteção contra produtos químicos.

Exigem certificado de Inspeção do Tipo CE (Artigo 10) e avaliação contínua de conformidade (Artigo 11). Nos termos do Artigo 11, o cliente pode optar por ser submetido a uma auditoria anual pelo Órgão Notificado

  • para assegurar que estejam instalados sistemas de gestão da qualidade para fabricar um produto conforme de forma contínua
  • Selecione amostras anualmente para testes de amostragem

Marcação CE

Fornecemos certificação de exame de tipo UE para produtos de categoria II e III através de dois organismos notificados:

  • SGS Fimko - Organismo Notificado (0598)
  • SGS United Kingdom Limited - Organismo Notificado (0120)

Também fornecemos auditorias anuais de fábrica para produtos de Categoria III através da nossa rede global de auditores. Após a certificação, os produtos qualificados devem exibir a marcação CE.

Por que escolher os serviços de testes e certificação de EPI da SGS?

Nossa rede global e nossos especialistas lhe oferecem soluções simples abrangentes para conformidade com produtos de EPI, com requisitos de testes e certificação. Nossos laboratórios credenciados também oferecem assistência para compilar arquivos técnicos e para realizar a coordenação com Órgãos Notificados para a aplicação da inspeção do tipo CE.

Entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais detalhes.