Ambiente Ensaios de penetração de cone (CPT)
Para ter solo fértil, use os serviços de ensaio de penetração de cone da SGS para determinar a qualidade e o poder de recuperação do solo. Fale hoje mesmo com nossa equipe qualificada.

Usamos o ensaio mais confiável do mundo, o ensaio de penetração do cone (CPT). O CPT é um método de ensaio in situ usado para determinar as propriedades de engenharia geotécnica e delinear a litologia do seu solo.
O método de ensaio CPT consiste na utilização de um equipamento hidráulico para empurrar uma ponta do cone instrumentado para dentro do solo através de várias hastes. Ele mede continuamente a resistência necessária para penetrar no solo a uma velocidade constante de dois centímetros por segundo. A força total que atua sobre o cone é chamada de resistência de cone e verifica a qualidade de seu solo. A força que age sobre as hastes de sondagem fornece a fricção total. Medidas com um cone elétrico, equipado com uma luva de atrito, fornecem a resistência ao atrito lateral local (CPT-E).
Quando o nível exato do lençol freático precisa ser monitorado, um piezômetro é rapidamente instalado para coletar dados de pressão da água. A capacidade de pressão do equipamento de sondagem é fornecida pelo lastro de um caminhão ou por buchas para atingir uma reação extra.
A informação coletada é usada para calcular os seguintes parâmetros geotécnicos:
- Ângulo de atrito efetivo
- Coeficiente de adensamento
- Capacidade de rolamento
- Comportamento do assentamento de uma fundação
Esse conjunto detalhado de cálculos nos permite oferecer um relatório completo com as recomendações certas para garantir a adequação dos seus projetos de fundação.
Usamos apenas as técnicas mais modernas de CPT, incluindo:
-
Penetrômetro de cone mecânico- fornece os cálculos para a construção de fundações, medindo a resistência de cone em intervalos regulares de 20 centímetros. Usamos o cone holandês com um manto cônico e o cone Begemann com medição do atrito lateral.
-
Penetrômetro de cone elétrico - coleta informações mais completas, que permitem uma melhor classificação das camadas de solo (por exemplo, pode detectar uma fina camada de turfa em solos argilosos). O atrito e a resistência lateral do cone são medidos continuamente a cada dois centímetros, permitindo o cálculo da taxa de atrito. Um computador registra as medidas, que são transmitidas pelo cone elétrico para a superfície, através de um cabo que fica dentro das hastes do penetrômetro.
-
Piezocone (CPT-U)- coleta dados adicionais sobre a pressão da água nos poros.
- SoniCPT- baseado no "sonic samp drill", o SoniCPT é um sistema único que desenvolvemos usando vibrações para tornar o solo mais fluido. As vibrações são usadas para deixar o solo mais fluido e reduzir o atrito, permitindo que o sistema sônico atravesse camadas duras da superfície ou sedimentos soltos. Quando o CPT sofre um bloqueio, o Sonic pode atravessar e continuar a medir, poupando um tempo valioso.
Para cada investigação apresentamos um relatório detalhado, ilustrando claramente as medições e os parâmetros calculados em tabelas e gráficos. Fornecemos uma descrição e a interpretação dos locais de ensaio, sua estratigrafia e relatórios sobre as águas subterrâneas. Você receberá um plano detalhado do local, com recomendações de como adaptar suas fundações (onde necessário) e obter força de suporte máxima.
Contate-nos hoje para iniciar seu próximo projeto de construção com confiança.