Mineração Recuperação de cianeto
O aumento dos custos associados ao consumo de cianeto, normas ambientais rigorosas e a necessidade de assegurar operações sustentáveis levaram a um aumento no interesse por tecnologias de recuperação do cianeto.

A SGS tem conhecimento técnico e meios de produção para trabalhar com você a fim de desenvolver e demostrar o processo seguro e mais eficaz para recuperar o cianeto do seu circuito do ouro.
A recuperação de cianeto traz vários benefícios importantes para sua operação, incluindo:
- custos de desintoxicação reduzidos para resíduos
- reciclagem financeiramente eficaz do cianeto que reduz os requisitos anuais gerais associados à compra e entrega de um novo cianeto
- receita maior resultante da criação de derivados comercializáveis
- maior conformidade com a legislação ambiental
- maior responsabilidade social resultante de procedimentos melhores de transporte de cianeto
A SGS tem sido eficiente no desenvolvimento e aprimoramento de processos para a recuperação segura de cianeto de soluções ou resíduos. Minas de ouro do mundo todo usam agora as seguintes tecnologias de recuperação de cianeto da SGS em suas operações de recuperação de ouro:
- SART
- processo Hannah
- AVR
- MNR
sulfidização, acidificação, reciclagem e espessamento de precipitado (SART)
SART é uma adaptação do processo AVR e foi desenvolvido para tratar resíduos de instalações de ouro que contêm altas concentrações de cianeto de cobre. Durante o SART, os íons de sulfeto são adicionados aos resíduos de ouro com o ácido. O cobre é convertido em calcocita, que é refinada e filtrada.
Processo Hannah
O novo processo Hannah para recuperação de cianeto foi desenvolvido pela SGS. O processo utiliza tecnologia de resina forte para extrair os radicais de cianeto livres, bem como complexos de cianeto metálico de resíduos de ouro.
Acidificação, volatização, reneutralização (AVR)
O AVR foi o primeiro processo usado para recuperar cianeto de resíduos de ouro e, mais recentemente, polpas. O processo é usado há mais de 50 anos.
Durante o uso do cianeto, o pH é sempre controlado cuidadosamente e mantido em nível alto para evitar a produção de HCN (cianeto de hidrogênio) altamente tóxico. Durante o estágio de acidificação do AVR, o nível de pH é reduzido de aproximadamente 10 para quase 4 usando ácido sulfúrico. Em seguida, o cianeto fixo e os complexos de cianeto de metal fracamente complexados são convertidos em HCN. Depois, ele é volatilizado em um sistema selado passando por uma corrente vigorosa de bolhas de ar através da solução ou polpa de resíduos. A corrente de ar/gás HCN é, em seguida, tratada com lama de cal. Isso converte o HCN novamente em íons de cianeto livres para reciclagem.
Vantagens
- Altas taxas de recuperação de cianeto
- A única unidade comercial de grande escala de regeneração de cianeto em uso hoje
- Tecnologia testada ao longo do tempo
Limitações
- Sistema complexo e caro de operar
- Ineficiente para resíduos com alto teor de alguns complexos de cianeto de cobre
- Os resíduos sólidos processados podem conter altos níveis de cianeto (CuCn), que são inadequados para descarga no meio ambiente.
- Pode causar aumento nas taxas de seguro como resultado da produção de HCN durante o processo
Processo Metallgesellschaft Natural Resources (MNR)
O processo MNR é adequado para resíduos que contêm complexos de cianeto de cobre. No processo MNR, íons de sulfeto são adicionados à solução de cianeto e ao ácido.
Vantagens
- Taxas de recuperação muito altas, até 100% de cianeto complexado de cobre
- O precipitado é um sulfeto de cobre comercializável
- Menos ácido exigido, pois a reação acontecem em pH mais baixo
Limitações
- A nova tecnologia não foi amplamente comprovada
A SGS é líder global em novas tecnologias tradicionais e inovadoras de recuperação de cianeto que lhe oferecem gestão econômica e ambiental positiva. Contate-nos no início do estágio de planejamento do seu projeto. Nossos metalurgistas desenvolverão um fluxograma que inclui teste, demonstração da planta-piloto e suporte contínuo para recuperação de cianeto que assegura conformidade regulatória e melhora a lucratividade.