Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

O circuito de moagem exige um dos maiores investimentos de capital e tem o maior custo operacional. A SGS pode reduzir o seu risco combinando diferentes procedimentos de teste e metodologias de projeto para assegurar que você otimize esta parte fundamental da sua planta. Nossa filosofia é primeiro determinar a variabilidade do seu minério usando rigorosos testes de fragmentação, incluindo testes de vínculo para moinhos de bolas e moinhos de barras. Conduzimos diversos ensaios caros que exigem um tamanho maior de amostra, como o teste de moabilidade de trituração de escórias de vínculo. Os resultados são usados para calibrar um grande número de ensaios menos caros que exigem apenas uma pequena amostra, como o teste de moabilidade ModBond.

Veja abaixo uma visão geral dos testes de vínculo disponíveis na SGS:

Teste de moabilidade ModBond

Parecido com um Índice de Trabalho Comparativo, este é um teste de moabilidade de lote seco em circuito aberto executado no padrão de trituração de escórias de vínculo por um período definido. Ele pode ser usado nos tamanhos de malha de 65 a 200 (geralmente malha 100). O teste exige calibragem em relação ao teste de Índice de Trabalho de trituração de escórias de vínculo padrão para estimar o Índice de Trabalho. É usado para mostrar o perfil de dureza do maciço de jazida e prever o rendimento em um circuito de moinho de bolas.

A SGS criou o teste de moabilidade ModBond e tem um amplo banco de dados particular. O pequeno tamanho das amostras permite que sejam conduzidos vários testes, o que resulta em informações de variabilidade abrangentes que os nossos especialistas utilizam para projetar com eficiência o seu circuito de moagem.

Requisitos para amostras de alimentação
1,2 kg de minério de malha menos 6.

Teste de moabilidade de trituração de escórias de vínculo

O teste determina o Índice de Trabalho de trituração de escórias de vínculo que é usado com a Terceira Teoria de Fragmentação de Bond para calcular os requisitos de potência líquida*. Vários fatores de correção podem precisar ser aplicados.

W = Wi (10/√P – 10/√F)


Onde W = consumo de potência líquida em kWh/t
Wi = Índice de trabalho de Bond (em unidades métricas ou imperiais)
P = 80% do tamanho de passagem do produto triturado em µm
F = 80% do tamanho de passagem do material de alimentação em µm

Este é um teste de moabilidade seca em circuito fechado realizado em um moinho de bolas padrão. Ele pode ser realizados em tamanhos de malha que vão da malha 28 à malha 400. O tamanho normal de finalização é malha 100.

Requisitos para amostras de alimentação
10 kg de malha menos 6

* Bond F. C., “Crushing & Grinding Calculations” (cálculos de esmagamento e moagem), Reimpressão da British Chemical Engineering, Allis-Chalmers Publication 07R9235B

Teste de impacto de baixa energia de Bond

O teste determina o Índice de Trabalho de Impacto de Bond, que é usado com a Terceira Teoria de Fragmentação de Bond para calcular os requisitos de potência líquida ao dimensionar os esmagadores*. Também é usado para determinar as configurações de lado aberto (trituradoras de mandíbula e trituradoras giratórias) ou as configurações de lado fechado (trituradoras de cone) necessárias para um tamanho de produto específico.

P80 = 25400 x Oss x (0,04Wi + 0,40)

P80 = 25400 x Css x 7Ecc x (0,02Wi + 0,70) / (7Ecc - 2Css)

Onde Oss = Configuração de lado aberto em polegadas
Css = Configurações de lado fechado em polegadas
Ecc = Lançamento excêntrico em polegadas
P80 = Abertura através da qual 80% do produto passarão.
Wi = Índice de Trabalho

O dispositivo de impacto consiste de dois martelos montados em pêndulo, montados em duas rodas de bicicleta de forma a dar golpes iguais simultaneamente nos lados opostos de cada espécime de rocha. A altura à qual o pêndulo é levantado é aumentada até que a energia seja suficiente para romper o espécime.

Requisitos para amostras de alimentação
Pelo menos 10 pedaços de minério menos 3” mais 2” (recomendado 20 pedaços).

* Bond F. C., “Crushing Tests by Pressure and Impact” (testes de esmagamento por pressão e impacto), Trans AIME, Vol 169, 1947, pp 58-66.

Teste de moabilidade de trem de fio de vínculo

O teste determina o Índice de Trabalho do trem de fio que é usado com a Terceira Teoria de Fragmentação de Bond para calcular os requisitos de potência de rede ao dimensionar moinhos de bolas. Vários fatores de correção podem precisar ser aplicados.

Este é um teste de moabilidade seca de circuito fechado ralizado em um moinho de barras padrão. Ele pode ser realizado em tamanhos de malha que vão da malha 4 à malha 65. O tamanho normal de finalização é malha 14.

Requisitos para amostras de alimentação
15 kg de minério menos 1⁄2”.

* Bond F. C., “Crushing & Grinding Calculations”, Reimpressão da British Chemical Engineering, Allis-Chalmers Publication 07R9235B