Mineração Extração eletrolítica e de solventes
A SGS é líder mundial em extração eletrolítica e de solventes.

Nós trabalhamos com você para desenvolver os testes de bancada SX-EW, pilotagem de extração de solventes e fluxogramas que permitem que você recupere metais de máxima remuneração, enquanto cumpre com as regulamentações ambientais, de saúde e de segurança. Os metalúrgicos da SGS têm a competência e a experiência para desenvolver os parâmetros do processo que rendem o máximo de recuperação.
Os SX-EW (extração eletrolítica e de solventes) são operações de unidade metalúrgica distintas, que recuperam o metal de alta pureza a partir de soluções lixiviadas. A extração de solventes é utilizada para concentrar os materiais em uma solução orgânica, enquanto que a eletrolítica é utilizada para recuperar esses elementos de remuneração. Os dois procedimentos são muitas vezes conduzidos juntos. Enquanto a extração eletrolítica pode ser usada com outros processos, ela é sempre utilizada após a extração de solventes.
Muitos elementos podem ser extraídos a partir de soluções lixiviadas aquosas ricas em metais, e concentrados em um solvente orgânico. Os elementos de remuneração são então removidos da solução orgânica por extração eletrolítica. A placa de metal de alta pureza resultante é, então, vendida diretamente.
A SGS tem experiência comprovada na recuperação de uma série de elementos através de SX-EW, incluindo:
- Ouro e prata
- Cobre (de soluções de sulfato e cianeto)
- Níquel (incluindo níquel laterítico)
- Cobalto e zinco
- Zircônio e elementos de terras raras
- Manganês e vanádio
- Nióbio e tântalo
Os serviços de extração eletrolítica e de solventes da SGS incluem:
Operações técnicas
Os especialistas metalúrgicos da SGS podem recuperar uma ampla gama de metais a partir de licores de lixiviação e outras soluções. Nossas capacidades de ensaios em bancada que apoiam o desenvolvimento do fluxograma ou a resolução de problemas na instalação incluem:
- Determinação de retirada de fase e tempos de separação
- Estudos de purificação orgânica química e física
- Avaliação de propriedades físicas (densidade e viscosidade)
- Perfis de pH que determinam o efeito do pH na distribuição de metais
- Efeito da concentração de reagentes, temperatura e continuidade de fase
- Avaliação de carga máxima e concentração de reagentes orgânicos eficazes
- Determinação da cinética (extração e separação)
Instalações piloto de extração eletrolítica e de solventes
Designs personalizados de instalações-piloto pela SGS para provar fluxogramas. Nós fornecemos o projeto-piloto e serviços de testes.
Nossos equipamentos de extração de solventes incluem misturadoras-separadoras, colunas, contatores, coalescentes, pratos alternativos e unidades de contato. Assim, temos células de extração eletrolítica, fontes de alimentação e materiais de elétrodo para uso como unidades de extração eletrolítica autônomas ou com circuitos SX ou semelhantes. Nossas células podem ser equipadas com controle de temperatura e sistemas de recirculação de eletrólitos quando necessário.
Outros serviços SX-EW da SGS
A SGS oferece uma série de outros serviços para o apoio contínuo do SX-EW, incluindo:
- Conceber, especificar e construir configurações de células personalizadas através de materiais selecionados para resistência às condições químicas do processo.
- Montagem e transferência de instalações piloto modulares para locais remotos.
Características-chave das capacidades SX-EW da SGS
- A SGS mantém um extenso estoque dos principais solventes, reagentes de extração, diluentes e modificadores incluindo oximas, aminas e ácidos fosfóricos e gomas guar. Temos a experiência para testar a eficácia de todos os reagentes disponíveis atualmente e para fornecer uma recomendação independente do reagente ideal para as suas condições de funcionamento.
- O apoio analítico dedicado no local resulta em um menor tempo de processamento. Isto permite decisões controladas e informadas durante pilotagem.
- Sistemas de controle de processo ABB que adquirem dados operacionais essenciais durante a pilotagem, incluindo pH, temperatura e tensão celular. Este acordo de sistema operacional assegura uma manutenção sistemática dos registros em tempo real.
A extração eletrolítica e de solventes são operações de unidade de recuperação de metal comprovadas pelo setor, o qual a SGS pode incluir nos fluxogramas metalúrgicos. Elas normalmente geram produtos de metal de qualidade LME que podem ser vendidos diretamente para o mercado. Os fluxogramas SX-EW projetados e testados pela SGS melhoram o fluxo de caixa e garantem operações confiáveis e seguras nas instalações.