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Depois da Certificação do Serviço de protecção e assistência aos sócios e beneficiários do subsistema de saúde SAMS/Quadros, obtida em Julho deste ano, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários vai estender a certificação a todos os serviços que presta.
Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), fundado em 1983, iniciou em 2004 o processo de Certificação do Serviço de acordo com a Especificação Técnica SGS ICS no âmbito da 'gestão administrativa dos serviços de assistência médico-social para quadros da banca e fundo privativo de assistência'. O processo ficou concluído em Julho deste ano com a atribuição da correspondente certificação pela SGS ICS. O nível de satisfação obtido e o reconhecimento da sua importância para a gestão e organização e, consequentemente, para a melhoria do serviço prestado aos sócios, são tão elevados que o Sindicato decidiu estender a certificação a todos os serviços prestados. “O nosso primeiro objectivo ao enveredar pela Certificação do Serviço foi o de, decididamente, obter melhorias significativas no funcionamento dos serviços e, consequentemente, imprimir maior qualidade e rapidez no atendimento aos sócios. Queríamos também melhorar o espírito de equipa e a inerente motivação de todos os colaboradores. Acessoriamente também há o objectivo do marketing, da visibilidade da certificação, que tem um efeito positivo”, explica Afonso Pires Diz, presidente da Direcção do Sindicato. E, apesar de nada mudar de um dia para o outro, como sustenta Afonso Pires Diz, “os objectivos estão a ser conseguidos. É preciso muita persistência
e muita informação para que as vantagens da mudança sejam compreendidas pelos interessados directos. A nível interno, e depois de muitas resistências à mudança e de 'deitar abaixo algumas capelinhas', conseguimos pôr as pessoas a trabalhar com espírito de equipa. Os colaboradores estão tão motivados que apresentam sugestões para melhorar o seu serviço e para melhorar o funcionamento inter-serviços. A nível externo procura-se que os clientes (sócios) e os fornecedores lidem com o Sindicato de acordo com os padrões de actuação”.
A Certificação do Serviço do SNQTB abrange as áreas de atendimento (presencial e telefónico), rapidez de resposta, gestão de fornecedores, acompanhamento pessoal em situações específicas, igualdade no tratamento do sócio e familiar, competência técnica na avaliação dos casos personalizados, avaliação da satisfação do beneficiário, comparticipações e a livre e total escolha do prestador de serviços de saúde. “Os resultados aparecem lentamente, uma vez que o Sindicato já trabalhava melhor do que a concorrência. Todavia, queremos que trabalhe ainda melhor. Dos nossos objectivos, o mais mensurável é o da diminuição das reclamações dos sócios que, juntamente com os respectivos cônjuges, são os nossos clientes. E, nesse aspecto, a aferição rigorosa das reclamações tem vindo a ser melhorada”, confirma o presidente do SNQTB.
O SNQTB, que tem mais de 13000 associados e quase 35000 beneficiários do seu subsistema de saúde (SAMS/Quadros), pauta-se por uma prática sindical apartidária e independente, ao mesmo tempo que se posiciona como uma empresa de prestação de serviços de qualidade que vai ao encontro das necessidades dos sócios e das suas famílias.