Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Paula Cristina Fidalgo da Costa, 33 anos, assumiu no passado mês de Março a função de directora da Divisão Environment&Safety do Grupo SGS Portugal.
O reforço da equipa Environment&Safety do Grupo SGS Portugal decorre do aumento exponencial de solicitações de serviços externos de ambiente e segurança, que a SGS verificou em 2006. “O mercado do ambiente e da segurança em Portugal está numa fase de franco crescimento devido a novas exigências legais, mas também porque os empresários estão mais despertos para as vantagens e ganhos de eficiência destas ferramentas de gestão”, explica Paula Costa.
Formada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Paula Costa detém ainda uma Pós-graduação em Engenharia da Qualidade.
A responsável da SGS tem já uma estratégia delineada: “Esta fase de expansão do mercado é uma oportunidade que a SGS vai potenciar assumindo uma participação mais activa em Grupos de Trabalho e Comissões Técnicas e incentivando um maior diálogo com os decisores. Assim, a nossa estratégia comercial para 2007 é clara e assente em três vectores: consolidação nos segmentos de mercado de referência, conquista de novos segmentos através da oferta de novos serviços e aposta no crescimento orgânico”.
A Divisão Environment&Safety do Grupo SGS Portugal apoia as empresas oferecendo soluções adequadas à realidade de cada organização e sustentáveis em termos ambientais, sociais e económicos. Paula Costa defende que “Em virtude do complexo contexto em que actuam, da necessidade de cumprimento da legislação e de monitorização dos impactes da sua actividade, a maior preocupação das empresas é não perder de vista o seu core business que é aquilo que as torna competitivas. E é este tipo de parceiro que representamos: facilitador do negócio e fonte de competitividade”.
O percurso profissional de Paula Costa foi marcado pela temática da Energia. Passou pela Bolsa do Programa Jovens Técnicos para a Indústria vertente Energia da ADENE (1998-1999), bem como pela Gasfomento Energia Portugal (de 2003 a 2007) como Gestora de Projectos de Gestão de Energia; e ainda desempenhando funções de Sub-directora Técnica e Desenvolvimento em regime de cedência entre 2005 e 2007 no Instituto Tecnológico do Gás. A nível ambiental, a sua experiência passa pelo cargo de Responsável pelo Departamento de Protecção Ambiental e Gestora de Qualidade da GeoSerial – Engenharia e Construções, entre 1999 e 2002.
Serviços da Divisão Environment&Safety AMBIENTE: Laboratório Ambiental, Estudos de Impacte Ambiental, Acompanhamento Ambiental da Execução de Projectos, Gestão Ambiental e Arqueologia na Construção, Monitorização no âmbito Ambiental (ruído ambiental, emissões atmosféricas, águas residuais, resíduos, solos), Qualidade Ambiental em Interiores (no âmbito do RSECE – QAI, DL 79/2006), Licenciamento Industrial
Ambiental (PCIP), Programa de Controlo e Prevenção de Legionella, Planos de Controlo de Água Potável, Estudo de Odores (de acordo com a norma EN 13725), Planos de Controlo Analítico, Planos de Controlo de ETAR`s e ETA`s, Serviços de Suporte à Actualização de Legislação Ambiental, Planos de Gestão de Resíduos.
SEGURANÇA: Manuais de Segurança, Planos de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, Auditorias de Segurança, Avaliação de Contaminantes no Ar ambiente, Estudos ergonómicos, Ruído Ocupacional, Planos de Emergência, Análise de Risco às Instalações, Estaleiros e aos Postos de Trabalho, Planos de Intervenção para Prevenção, Contenção e Protecção de Riscos, Coordenação de Segurança em Obra, Inspecção de Equipamentos Desportivos, Inspecção a Parques Infantis, Inspecção a Equipamentos de Trabalho, Directiva ATEX, SEVESO II, Prestação de Serviços Externos de Higiene e Segurança, Serviços de Suporte à Actualização de Legislação