Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS Training acaba de anunciar o lançamento de dois cursos de Especialização/Pós-Graduação no âmbito da Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho e da Coordenação da Segurança na Construção Civil.
De acordo com Susana Iglésias, directora da SGS Training “Estes cursos representam o que de melhor se faz em Portugal no âmbito da formação em Segurança, pois este é um dos sectores em que o Grupo SGS é especialista”.
O curso de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, homologado pelo ISHST (Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho), está disponível na modalidade de Especialização e de Pós-Graduação, esta última conferindo o CAP de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho nível V aos formandos.
Com uma carga horária de 578 horas, os cinco módulos do curso são ministrados em regime semi-presencial, cuja avaliação presencial é complementada com um trabalho final que consiste na concepção e especificação dum Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho numa empresa.
No final do curso os participantes deverão ficar aptos a identificar e reconhecer os principais diplomas legais sobre a matéria e enunciar os principais aspectos legais aplicáveis à organização da SHST e aos riscos profissionais; identificar, caracterizar e avaliar os riscos inerentes a diferentes actividades laborais; aplicar diferentes métodos de análise dos riscos; avaliar os riscos de incêndio e de explosão em diferentes áreas de trabalho; elaborar, validar e implementar planos de emergência internos; conceber, desenvolver, implementar e auditar Sistemas de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, de acordo com o referencial OHSAS 18001.
Também disponível nas modalidades de Especialização e de Pós-Graduação, o curso de Coordenador da Segurança na Construção Civil tem uma carga horária de 132 horas distribuídas por cinco módulos, sendo o último destinado ao projecto final do curso.
A modalidade de Especialização difere da Pós-Graduação, sobretudo nos pré-requisitos de admissão e nos regimes de avaliação e de presenças, podendo ser frequentado exclusivamente em regime à distância.
Após a realização deste curso os participantes deverão ficar aptos com os conhecimentos e as perícias necessárias para desempenharem funções de Coordenador de Segurança, nas fases de projecto e/ou na fase de execução em empreendimentos de qualquer dimensão. Proporcionar os conhecimentos para a elaboração de Planos de Segurança e Saúde e para efectuar a sua implementação ao longo do processo construtivo.
“No que respeita aos formadores, a exigência é máxima, pois temos consciência que a eficácia da formação depende em muito dos formadores envolvidos. Com recurso à Bolsa de Técnicos e Auditores do Grupo SGS, dispomos dos melhores especialistas do sector como formadores”, conclui a directora da SGS Training.
Sobre a SGS Training A Divisão de Formação da SGS Portugal SA, designada por SGS Training, foi constituída em Novembro de 2003 com o objectivo de proporcionar serviços de formação profissional nas áreas de actuação em que a SGS é especialista. É uma entidade formadora acreditada pelo Instituto para a Qualidade na Formação (IQF). Entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2006, a SGS Training ministrou 255 cursos de formação, nas modalidades inter (nas nossas instalações) e intra-empresa (nas instalações dos nossos Clientes), que abrangeram mais de 3500 formandos, num total de quase 8000 horas de formação!