Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Enquadramento
A formação profissional para responder às necessidades actuais das organizações portuguesas deve centrar-se na utilidade e qualidade da informação a transmitir e, principalmente, nos resultados pretendidos em termos de competitividade nacional e internacional, com especial enfoque, na competitividade no espaço europeu.
Para tal é estritamente necessário que os formadores, um dos recursos fundamentais para a eficácia e eficiência da formação, sejam profissionais dotados quer de competências técnicas quer, e principalmente, de competências pedagógicas. Só desta forma se conseguem reunir os ingredientes necessários a uma formação que se pretende de qualidade.
Portugal precisa de profissionais de formação com excelentes conhecimentos técnicos específicos e com competências pedagógicas para os transmitir.
Em conformidade com estas preocupações a SGS Training pretende, através do presente curso, Preparar Pedagogicamente os Formadores do Futuro e satisfazer as necessidades dos profissionais mais exigentes
Objectivo
No final do presente curso, os formandos que o concluam com aproveitamento, estarão aptos a:
Aplicar o perfil de competências pedagógicas de um formador em contexto de formação organizacional Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação de acordo com o perfil de competências do público alvo de formação (participantes) Facilitar o processo de aprendizagem através da selecção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados ao público alvo de formação (participantes) Operacionalizar as sessões de formação através da definição de objectivos de aprendizagem e do controlo dos resultados Autoavaliar o seu desempenho face ao perfil de competências pedagógicas desejado Destinatários Quadros médios e superiores com competências técnicas específicas, entenda-se: saberes específicos de determinada profissão ou área profissional tendo por base a respectiva formação científica, técnica, tecnológica e prática Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos técnico-pedagógicos ao nível da formação Conteúdo Programático
Módulo 1 - 6 horas
O formador do século XXI: função e competências face aos sistemas e contextos de formação
Módulo 2 - 15 horas
Simulação pedagógica inicial
Módulo 3 - 6 horas
A pedagogia do adulto: factores e processos de aprendizagem
Módulo 4 - 9 horas
Comunicação e animação de grupos
Módulo 5 - 22 horas
Métodos e técnicas pedagógicas
Módulo 6 – 15 horas
Recursos didácticos
Módulo 7 – 3 horas
Objectivos pedagógicos
Módulo 8 – 6 horas
Avaliação da estratégia pedagógica
Módulo 9 – 3 horas
Itinerário de formação
Módulo 10 – 18 horas
Simulação pedagógica final e plano de intervenção pedagógica
Duração Total do Curso
Carga horária total: 103 horas (96 horas indoor e 7 horas outdoor)
Assiduidade obrigatória: 95% das 103 horas (aproximadamente 7 horas de faltas)
Local de Realização
Instalações da SGS – Leça da Palmeira
Instalações da SGS – Lumiar
Para mais informações contactar:
Tlf: 707 200 747
E-mailO Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 50000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.