Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A Nova Gráfica realizou no passado dia 14 de Fevereiro nas suas instalações uma cerimónia para a entrega por parte da SGS ICS Portugal do certificado do Sistema de Gestão Ambiental segundo a NP EN ISO 14001:2004; e pela Apigraf (Associação Portuguesa de Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel) da Declaração de Conformidade Ambigraf, que reconhece às empresas suas associadas o total cumprimento do enquadramento legal que lhes é aplicável.
José Ernesto Resendes, sócio-gerente da Nova Gráfica declarou que “Através desta autenticação, é com muito orgulho que a Nova Gráfica se torna na primeira indústria gráfica regional a obter tais distinções ambientais. No sentido da optimização dos nossos processos e melhoria constante dos nossos Sistemas de Gestão, de um modo cada vez mais sustentável, na Nova Gráfica consideramos as certificações dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental factores diferenciadores no mercado da indústria gráfica, ambicionando desse modo atingir e manter a liderança em todos os mercados nas ilhas onde opera.”
Já Sandra Matias, directora de Operações da SGS ICS declarou que “após pormenorizadas auditorias se verificou que a Nova Gráfica se empenha no desenvolvimento de todas as suas actividades em simultâneo com a sua missão de responsabilidade social e ambiental, obtendo agora os referidos certificados.”
João Cabral, director da Apigraf para a área ambiental, congratula-se com a atribuição de mais uma Declaração de Conformidade Ambigraf, o que mostra a preocupação do sector no cumprimento da legislação ambiental.
A Nova Gráfica está igualmente a desenvolver nos Açores, desde o dia 1 de Setembro de 2007, um projecto inédito a nível regional e raro a nível nacional e até internacional: a neutralização das emissões de GEE (Gases de Efeito de Estufa) decorrentes da laboração da empresa, através da compensação dessas emissões num projecto a desenvolver no Cambodja. Através deste projecto, esta empresa tornou-se Carbonfree, ajudando a eliminar o impacto nas alterações climáticas e servindo de exemplo para outras empresas. Todas estas acções foram reconhecidas a nível nacional através da atribuição do Grande Prémio do Ambiente pelo notável concurso de Artes Gráficas “Papies 2007”.
Sobre a Nova gráfica
A Nova Gráfica é uma empresa jovem e dinâmica, cuja estratégia assenta no constante investimento nas melhores e mais eficientes tecnologias disponíveis, na formação dos recursos humanos e numa procura incessante pela melhoria. Em 2007, a Nova Gráfica já contava conta com mais de 2000 cliente, e com um volume de negócios de cerca de 3000000€.
A Nova Gráfica está presente nas ilhas do grupo central dos Açores, desde 2006. E em breve, em S. Miguel, vai construir novas e melhores instalações dentro do enquadramento empresarial a que se propôs.
No decorrente ano está a celebrar 25 anos de actividade com diversas iniciativas, tais como: a exposição “25 anos 25 designers”; o livro “Os Impressores” e a adesão ao CarboonFree.
Sobre o Grupo SGS
Fundada em 1878, a SGS é líder mundial nas áreas de Inspecção, Verificação, Análise e Certificação.
A SGS ICS é o Organismo de Certificação do Grupo SGS, líder na certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança Ocupacional, Segurança Alimentar, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.
A SGS está em Portugal há mais de oitenta anos, com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios. Os seus serviços abrangem áreas de negócio tão diversas como a Indústria Transformadora, a Financeira, o Comércio Internacional, o Sector Automóvel, a Distribuição, a Indústria Alimentar, o Turismo, a Construção e Logística, entre outras.
Sobre o Programa AmbigrafO programa Ambigraf da Apigraf - a associação que representa cerca de 700 empresas industriais gráfcas, de comunicação visual e transformadoras do papel em Portugal - visa proporcionar a todas as empresas associadas – independentemente da sua dimensão –a possibilidade de cumprirem as obrigações decorrentes de todos os requisitos da legislação ambiental, a preços altamente competitivos.
Este programa tem três objectivos:
Diagnosticar – permite à empresa ficar a conhecer a sua situação em termos de cumprimento da legislação ambiental, sabendo o que está bem, o que está mal e, neste caso, o que fazer e como;
Resolver – o Ambigraf disponibiliza soluções em todas as áreas: recolha de resíduos, medições de ruído, emissões gasosas e efluentes líquidos;
Evidenciar – a emissão da Declaração de Conformidade com a Legislação Ambiental permite dar a conhecer a todos os que contactam com a empresa, desde clientes a fornecedores, a sua idoneidade ambiental. A própria Inspecção do Ambiente terá oportunidade de, ao visitar a empresa, ficar desde logo a saber que estará perante uma entidade cumpridora da legislação ambiental. A Apigraf irá divulgar junto da Inspecção do Ambiente, Ministério do Ambiente e outras entidades, as empresas a quem foi emitida a Declaração de Conformidade, para além da publicidade que feita em www.apigraf.pt, na revista t&g e através de outros meios.
Tel: 707 200 747
E-mailO Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 50000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.