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Brisa recebe certificação que atesta o cumprimento dos requisitos da NP 4457 desenvolvida no âmbito do Projecto 3 da Iniciativa para o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial promovida pela Associação Empresarial para a Inovação (COTEC), e que visa estimular as empresas nacionais a desenvolverem inovação de uma forma sistemática, eficiente e eficaz, contribuindo para o reforço das suas vantagens competitivas, numa economia cada vez mais globalizada e assente no conhecimento.
A existência desta norma justifica-se devido à crescente importância atribuída à forma como as empresas relacionam os 3 pilares da Inovação: conhecimento, empresa e mercado. Se o fazem esporadicamente, ou se sistematicamente têm a preocupação de, efectivamente, criar riqueza, serem mais competitivas e desenvolverem-se sustentadamente.
A certificação do Sistema de Gestão da IDI da Brisa abrange além das actividades desenvolvidas na Direcção de Inovação e Tecnologia, a investigação, o desenvolvimento e inovação de soluções para: Equipamentos para Portagens e Telemática Rodoviária; Sistemas de Controlo de Acesso a Parques e Outras Infraestruturas; e Sistemas de Pagamento a Estações de Serviço.
Esta certificação afigurou-se como um passo lógico para a Brisa na medida em que “é excelente oportunidade melhorar o seu Sistema de Gestão da IDI, assegurando o cumprimento da política de IDI da empresa, optimizando os processos de gestão da IDI e ser um factor diferenciador da empresa no mercado, entre outras mais valias”, nas palavras do Jorge Sales Gomes, director de Inovação e Tecnologia da Brisa.
O Projecto ALPR (Advanced License Plate Recognition) é exemplo de um projecto onde são evidentes as mais-valias potenciadas pelo Sistema de Gestão da IDI e pela aplicação da NP 4457. Este projecto teve como objectivo o desenvolvimento de um sistema de baixo custo para o reconhecimento automático de matrículas dos veículos, através de tecnologias de visão computacional. As diversas componentes do sistema de inovação da Brisa, como o processo de vigilância e previsão tecnológica, a captação e selecção e ideias, a gestão de parcerias com entidades externas (universidades e fornecedores), ou a gestão eficiente de um projecto de inovação, permitiram a obtenção de um produto eficaz e que criou valor, através da redução dos custos operacionais e do aumento da recuperação de receita para empresa. Foi igualmente uma boa fonte de aprendizagem, o que potencia o desenvolvimento de futuros projectos.
De acordo com Ana Pina Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, “o objectivo da certificação, que consiste numa auditoria externa, é comprovar que, através do cumprimento dos requisitos da NP 44557, as empresas possuem e aplicam uma metodologia de inovação orientada para a criação de novos negócios ou processos que potenciem a criação de valor para a empresa”.
Tel: 707 200 747
E-mailO Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 50000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.