Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Assinalando o marco histórico dos 25 anos da criação do modelo institucional do Sistema Nacional de Gestão da Qualidade (Dec-Lei nº 165/83 ), o qual 10 anos depois evoluiu para o modelo do Sistema Português da Qualidade (Dec-Lei nº 234/93), foi entretanto revisto e alterado sucessivamente até à publicação da orgânica do IPQ actual (Dec-Lei nº 142/2007), o IPQ realizou no passado dia 9 de Dezembro um evento comemorativo.
A sessão contou com a presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Prof. Castro Guerra que tutela o IPQ e estiveram presentes mais de 150 participantes, em representação das diversas entidades que integram o SPQ, o Organismo Nacional de Acreditação, os Organismos de Normalização Sectorial (ONS), os Organismos de Verificação Metrológica (OVM), os Laboratórios Acreditados (Calibração, Ensaios e Laboratórios de análises clínicas), os Organismos de inspecção sectorial, os Organismos de inspecção de veículos, os Organismos de Certificação (de Sistemas de Gestão, Produtos e Serviços, Pessoas), os Verificadores ambientais acreditados, as Empresas certificadas, os Auditores certificados, os Técnicos de ensaios e soldadores (ou operadores de soldadura certificados).
Para além de assinalar a data, o objectivo foi o de pensar a Qualidade hoje, com base no desenvolvimento havido no SPQ, perspectivando os instrumentos e políticas públicas de apoio à Qualidade numa visão europeia e de futuro, envolvendo todos os que se empenham na Qualidade e assumem na sua liderança o Caminho da Excelência e do Desenvolvimento Sustentável.
O Programa incluiu intervenções sobre as “Origens do SPQ”, Boléo Tomé; “O papel da Acreditação”, Paulo Tavares, em representação do Director do IPAC; “O SPQ e as entidades que o integram: um exemplo”, Dias Miranda, Presidente do CA do ISQ; ”O SPQ e as empresa: um exemplo”, Américo Fernandes, Director Geral da DHL; “Apresentação do Livro 25 anos do SPQ”, Graziela Afonso, Directora da Editideias; “O SPQ e a Sociedade Civil”, Francisco Barroca, Vice-Presidente da APQ; “O SPQ – uma visão integrada”, Pedro Saraiva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e “O futuro do SPQ”, Jorge Marques dos Santos, Presidente do CD do IPQ.
Seguiu-se um almoço, no fim do qual foi aberto um bolo de aniversário dos 25 anos e decorreram depois visitas guiadas aos Laboratórios e ao Museu de Metrologia do IPQ.
Foi também lançada uma obra de prestígio sobre os 25 anos do SPQ, editado pela “Editideias” com o apoio institucional do IPQ, que contou com a Participação do Grupo SGS Portugal, bem como com valiosos testemunhos e contributos de personalidades e organizações que – ontem, hoje e amanhã – utilizam a Qualidade e os conceitos que lhe estão associados no fornecimento de produtos e/ou prestação de serviços, desde a perspectiva dos clientes e dos cidadãos até à qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
Foi ainda distribuída uma edição especial da Newsletter ESPAÇOQ (PDF 1615 KB), subordinada ao tema "Os 25 anos do SPQ".
Fonte: IPQ/SGS
t: 707 200 747
Email O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 53,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.