Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Os Bombeiros Voluntários de Vila das Aves são o primeiro corpo de bombeiros, a nível nacional, a alcançar a Certificação da Qualidade. De facto, este é um dos poucos exemplos de Bombeiros com um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado a nível mundial.
Geraldo Mesquita Garcia, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves iniciou a cerimónia de entrega agradecendo a todos os que “durante estes 6 meses se redobraram na aquisição de conhecimentos para a Certificação dos serviços da nossa Instituição”. Para o Presidente da Associação Humanitária destes Bombeiros, Geraldo Mesquita Garcia, este facto é uma honra, que tem um preço de dedicação, manter os seus serviços com qualidade elevada no dia-a-dia.
A reconhecida norma ISO 9001, que certifica a qualidade dos serviços prestados pelas instituições, é uma referência universal incontornável que está na base da Gestão Moderna. Tem sido aperfeiçoada ao longo de décadas e tem permitido às Organizações de todos os sectores de actividade ganhos de eficiência e maior reconhecimento pelas suas partes interessadas.
“É na simplicidade das coisas que muitas vezes está a profundidade do significado daquilo que se vai fazendo e se faz todos os dias. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves habituou-nos a surpreender ao longo dos tempos. A surpreender pela inovação, por pensar no futuro, por ver sempre o amanhã. Este é o caminho de modernidade.” Foram estas as palavras de José Miranda, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, no passado dia 10 de Janeiro, na entrega do Certificado da Qualidade dos serviços dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
A Governadora Civil do Distrito do Porto, Isabel Oneto realçou que “assistir à entrega do Certificado da Qualidade de uma Associação Humanitária de Bombeiros é algo que há uns anos atrás seria impensável. Este facto faz-nos pensar na evolução que o voluntariado e os Bombeiros têm sofrido nos últimos anos, no sentido de melhorar a sua organização e na forma como hoje são encaradas as corporações de Bombeiros.”
É de salientar ainda que as Organizações Não-Governamentais, as Instituições de Apoio Social e todas as entidades do Terceiro Sector, não são excepções, sendo importante adaptarem-se e tornarem-se eficientes e eficazes, permitindo identificar oportunidades. Oportunidades de crescimento, de fazer cada vez mais e melhor, oportunidades em termos de relacionamentos institucionais e, muito importante, oportunidades de inovação.
Conforme foi divulgado durante último Congresso, é pretensão da Liga dos Bombeiros Portugueses adoptar uma gestão empresarial mais profissionalizada. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Corporações dos Bombeiros é a melhor ferramenta para alcançar esta profissionalização. “Os Bombeiros Voluntários de Vila das Aves compreenderam bem este conceito e as vantagens de implementar um Sistema de Gestão com princípios universais, com uma linguagem comum para qualquer parte do mundo ou para qualquer sector” declara Carla Lima, Auditora da SGS ICS, organismo líder mundial em serviços de Certificação.
Na cerimónia de entrega do Certificado da Qualidade pela SGS ICS, estiveram ainda presentes o Comandante desta Corporação, José Pedro Monteiro Magalhães; o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, António Alberto de Castro Fernandes; o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Nuno da Silva Quintão Caldeira; bem como toda a corporação de bombeiros de Vila das Aves, Associados, outros corpos sociais da Liga de Bombeiros Portugueses e elementos de outras corporações de bombeiros.
Segundo a Governadora Civil, a Liga de Bombeiros Portugueses deverá incentivar as outras corporações a seguir o exemplo dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, para que haja cada vez mais e melhor qualidade nos serviços prestados pelas Organizações Voluntárias e Associações Humanitárias, opinião partilhada pelo Professor José Miranda que salienta ainda que a partir de agora os Bombeiros de Vila das Aves “não podem mostrar que têm um certificado, mas sim demonstrar que o têm” através da qualidade dos seus serviços.
Sobre a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Vila das Aves
A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Vila das Aves foi fundada por escritura pública a 2 de Julho de 1977 tendo no seu activo além do Comando, 80 Bombeiros e 37 Bombeiras num total de 117 elementos.
Tem uma Fanfarra composta por 75 elementos, sendo a maioria do sexo feminino com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos.
A sua área de intervenção é a zona nascente do Concelho de Santo Tirso (8 freguesias) e a freguesia de Lordelo – Guimarães, com protocolo de acção com os Bombeiros Voluntários de Guimarães, abrangendo um total de 40 000 Habitantes. Tem Geminação com os Bombeiros das Cidades de BAD URACH e KALLBMOR, Alemanha há cerca de 12 anos, numa relação íntima de amizade e de troca de conhecimento operacionais que muito respeitamos. No mês de Junho (10 a 14) deslocar-se-á à Alemanha uma Delegação de cerca de 30 Bombeiros para se associarem às Comemorações dos 150 Anos do Bombeiros de BAD URACH.
Os Bombeiros de Vila das Aves, além do seu Quartel/Sede com Instalações modelares, tem ainda uma Clínica de Fisioterapia com 500 m2 e irá construir a médio prazo uma Clínica para Cuidados Continuados e Termas, aproveitando assim as Águas Sulfurosas do Amieiro Galego para tratamento da pele e para gabinetes Médicos e de Especialidades.
t: +707 200 747
Email O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.