Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

O processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) iniciou-se em 2006, mas teve o seu ponto alto no último ano. Estiveram directamente envolvidas cem pessoas e, indirectamente, todos os docentes e funcionários do IPVC. Estima-se que ele beneficiará agora cerca de cinco mil pessoas, entre alunos, docentes e não docentes da Academia de Viana do Castelo.
“O IPVC pretende proporcionar uma formação superior multidisciplinar, fomentando o desenvolvimento da população e, consequentemente, das actividades exercidas na região” avançou o Prof. Rui Teixeira, pelo que, “num mercado globalizado, qualquer organização que queira ser competitiva, ou líder de mercado, tem cada vez mais necessidade de encontrar formas de gestão que lhe permitam responder adequadamente aos novos desafios impostos. Um conjunto de ferramentas e metodologias sustentadas numa política de Gestão da Qualidade é essencial na resolução desta exigência”, concluiu.
O Certificado da Qualidade agora obtido pelo IPVC é relativo às suas actividades “no âmbito da Formação superior, a nível de licenciatura, nas áreas científicas ministradas nas Escolas Superiores de Educação, Agrária, Tecnologia e Gestão, Enfermagem e Ciências Empresariais; Serviços de Acção Social; Elaboração e desenvolvimento de estudos e projectos”.
De acordo com Paulo Gomes, Director de Comunicação do Grupo SGS Portugal “a certificação do SGQ consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, atestando que a empresa cumpre todos os requisitos da norma ISO 9001, e que incorpora nas suas actividades princípios de gestão tão importantes como a Focalização nos Clientes, tendo sempre em vista a sua Satisfação, a Liderança, o Envolvimento das Pessoas e a Melhoria Contínua” O responsável conclui que “esta certificação é a forma do IPVC evidenciar publicamente todos os seus esforços empenhados em prol da Qualidade dos serviços prestados aos alunos, cimentando a sua reputação e assegurando uma boa relação de proximidade com a comunidade”.
“Perante a perspectiva dos novos desafios que as Organizações têm de enfrentar na era Globalizada, surgiu no IPVC o interesse em desenvolver um sistema capaz de gerir com eficácia e eficiência a informação relativa à Gestão da Melhoria Contínua, no que respeita ao ciclo das ocorrências que vai desde o seu registo, análise, acompanhamento, avaliação da eficácia, até ao seu encerramento, e que deve envolver os vários níveis da organização. Neste contexto surgiu o SGQ, nesta Academia”, justifica Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC e Coordenador do SGQ na instituição.
Referindo-se às novas ferramentas e metodologias, Sofia Rodrigues, do Gabinete da Qualidade do IPVC, revela que elas “permitirão monitorizar também a satisfação actual e as expectativas futuras dos alunos”. Com base nesses dados “iremos conseguir melhorar os nossos serviços, quer seja na área da formação, social ou académica”. Da mesma forma, com o SGQ, será possível “avaliar o grau de satisfação de todos os colaboradores da instituição, docentes e não docentes, ao nível de condições e ambiente de trabalho e, ainda, ao nível do apoio da gestão de topo”. Isto é “fundamental para a instituição”, considera Sofia Rodrigues, pois não “é possível o desenvolvimento e alcançar a excelência que pretendemos se não estiverem todos empenhados”. A nível interno, contribui, também, para uma redução de despesas na medida em que aumenta a velocidade de resposta e diminui os custos de gestão, evitando desperdícios e reclamações.
Sobre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de Agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem como objectivo prosseguir, através das suas Escolas, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspectiva de permanente diálogo e valorização recíproca.
Ministra, para além de Cursos de Especialização Tecnológica, 46 cursos superiores, entre os quais, Licenciaturas (na sua totalidade adequadas e/ou criadas de acordo com o Modelo de Bolonha, Mestrados (de entre os quais alguns novos foram igualmente propostos, aguardando agora aprovação pelo MCTES) em cooperação com universidades estrangeiras e nacionais, cursos de Complemento de Formação e Profissionalização em Serviço e ainda cursos de Especialização, através das cinco Escolas Superiores que integra: Escola Superior de Educação (Viana do Castelo); Escola Superior Agrária (Ponte de Lima); Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo); Escola Superior de Enfermagem (Viana do Castelo); Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença).
t: 707 200 747
EmailO Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.