Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

No dia 2 de Março, no Centro Cultural de Belém (Sala Amália Rodrigues – sala 13) a Quercus apresentou publicamente o ante-projecto do Edifício Verde.
Sendo o respeito pelo ambiente o pilar base de actuação da Quercus, a sua nova sede, designada por Edifício Verde, pretende ser um espaço demonstrativo de construção sustentável através da recuperação dos edifícios da estação de Sacavém.
O DomusNatura é um sistema de certificação dos empreendimentos que conjuga o factor Qualidade com os três pilares da sustentabilidade: o económico, o social e o ambiental. Na prática, o que se pretende é que o edifício seja uma mais-valia para quem o utiliza e para o meio envolvente, que consuma o mínimo de recursos possíveis e que tenha reduzidos impactos ambientais.
A Certificação Sustentável DomusNatura foi desenvolvida pelo Grupo SGS Portugal na sequência da sua política de sustentabilidade, pelo que a colaboração com a Quercus demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Certificar a Sustentabilidade da Construção do Edifício Verde da Quercus, de acordo com o DomusNatura, representa o empenho da SGS em contribuir para um crescimento ambiental, económico e social equilibrado e pretende sensibilizar promotores, construtores e os cidadãos para a necessidade de adopção de práticas ambientalmente responsáveis. É ainda de salientar que o Edifício Verde resulta de um projecto de reabilitação urbana, prática pouco comum ainda em Portugal comparativamente com outros Países da União Europeia. Em Portugal, apenas 10% da construção é de reabilitação urbana, enquanto que outros países europeus atingem os 40%.
A Quercus destaca como principais metas ambientais para o projecto Edifício Verde: a auto-suficiência em termos energéticos através de uma boa eficiência e aproveitamento de renováveis; a emissão neutra de gases com efeito de estufa; a auto-suficiência em recursos hídricos para utilizações não potáveis, através de uso eficiente, aproveitamento de escorrências pluviais e reciclagem de águas residuais; a reciclagem de 95% dos resíduos produzidos durante a reabilitação e funcionamento; a boa qualidade do ar no interior do edifício; um bom desempenho acústico; e um excelente enquadramento em termos de mobilidade.
Sobre a QuercusA Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi fundada a 31 de Outubro de 1985.
É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
Desde a sua fundação, a QUERCUS tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar, simultaneamente irreverente e construtivo, da defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente.
Em 1992, a Associação recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Sobre o Grupo SGSA SGS é líder mundial nas áreas de Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. A marca global da SGS está estabelecida desde 1878 como símbolo e referência na prestação de serviços de excelência, sempre associada a valores como a Independência, a Integridade, a Confidencialidade e a Inovação.
A SGS está em Portugal há mais de oitenta anos, com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios.
Os seus serviços abrangem áreas de negócio tão diversas como a Indústria Transformadora, a Financeira, o Comércio Internacional, o Sector Automóvel, a Distribuição, a Indústria Alimentar, o Turismo, a Construção e Logística, entre outras.
A SGS ICS é o Organismo de Certificação do Grupo SGS, líder na certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança Ocupacional, Segurança Alimentar, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.
O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.