Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

É com todo o gosto que temos o prazer de lhe dirigir este convite, para assistir no dia 6 de Maio pelas 14h, no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, à “Workshop Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social na Cadeia de Valor”, que se insere na 4ª Semana da Responsabilidade Social organizada pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial.
Num primeiro momento, realiza-se a Tertúlia “Cidadania Empresarial” onde se pretende perceber de que forma as práticas socialmente responsáveis se traduziram concretamente em aumento de produtividade, eficiência e competitividade. Ana Pina Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal convida os gestores de topo de algumas das empresas portuguesas mais activas em Responsabilidade Social. São eles:
Rui Gonçalves
Presidente do Conselho de Administração da Valnor
José Couto Lopes
Administrador Delegado da Águas do Cávado
Jorge Filipe
Director de Recursos Humanos e Responsável de Topo para a Responsabilidade Social do Grupo Auchan Portugal
Isabel MartinhoDirecção de Comunicação Corporativa da Sustentabilidade da Portugal Telecom Temática muito em voga e discutida nos últimos anos, a Responsabilidade Social é, muitas vezes, confundida com outros conceitos como Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Responsabilidade Corporativa, entre outros. Não raras vezes, também assistimos a acções filantrópicas e de green marketing serem denominadas como estratégias e acções de Responsabilidade Social.
No actual contexto de crise em que vivemos, as práticas socialmente responsáveis assumem um papel fundamental na definição e implementação da política e estratégia das organizações. Serão apenas as empresas com estratégias de longo prazo consolidadas, estruturadas e assentes em princípios de actuação éticos e responsáveis que terão lugar no contexto económico actual marcado pelo risco, competitividade e globalização.
Por outro lado, é fundamental que as empresas que já perceberam que a Responsabilidade Social representa vantagens competitivas reais, envolvam toda a sua cadeia de valor neste processo, visto que um bem ou serviço socialmente responsável só o será se todos aqueles que contribuíram para a sua produção adoptem as mesmas práticas.
A segunda sessão da Workshop decorrerá conforme o seguinte o PROGRAMA:
Responsabilidade Social na Cadeia de Valor
Moderado por Cristina Parente, Professora Auxiliar e Investigadora do Departamento Sociologia da Universidade do Porto
Gestão da Responsabilidade Social na Cadeia de Valor: Uma visão integrada para o aumento da competitividade
Leonor Centeno, Gestora de Produto CSR da SGS ICS
A Responsabilidade Social na Distribuição: O stakeholder colaborador como facilitador de práticas responsáveis
Representante da Direcção de Responsabilidade Social do Grupo Auchan Portugal
Sistema de Gestão da Responsabilidade Social como ferramenta de competitividade
Hélder Castro, Coordenador do Sistema de Gestão Integrado da Ramos Catarino
A Certificação de Sistemas de Gestão como instrumento de Responsabilidade Social
Raquel Figueiredo, Responsável da Qualidade Total da Águas do Cávado
A actividade empresarial como factor de mudança social (mentalidades e atitudes)
Cláudia Simões, Responsável do Departamento QASRS da Valnor
A importância de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social no processo de internacionalização
Maria José Carvalho, Coordenadora de Ambiente do CITEVE
Nota aos editores: estamos disponíveis para facilitar entrevistas com cada um dos intervenientes, bem como qualquer ilustração necessária. Agradecemos, apenas, que nos solicitem tais elementos com a máxima antecedência para melhor coordenação dos trabalhos.
Para mais informações sobre a 4ª Semana da Responsabilidade Social, consulte Associação Portuguesa de Ética Empresarial website.
O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.