Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Realiza-se hoje, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), um Seminário subordinado ao tema “Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais” (PDF 1.88 MB), que conta com a presença de prestigiados oradores (ver programa em anexo).
“O objectivo do Seminário prende-se com a necessidade de discutir várias metodologias de avaliação de riscos nas suas diversas vertentes e o seu impacto no trabalho prático dos Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho” menciona Joana Guerreiro, membro da Comissão Organizadora do Seminário.
Joana Guerreiro refere ainda que a iniciativa deve-se às “consequências para os trabalhadores, aos custos que os riscos profissionais provocam nas empresas e à gravidade, variedade e probabilidade da ocorrência de acidentes e/ou doenças profissionais nos locais de trabalho em geral, o que deveria levar a uma permanente avaliação do risco pelos empregadores nas suas instituições como forma de prevenção”.
O Seminário é organizado pela ESTG do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em colaboração com a Associação Nacional de Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho (ANTESHT) e com o apoio da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
Sérgio Gonçalves, docente do IPVC e membro da Associação Nacional de Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, explica ainda que se ”pretende promover uma reflexão sobre a situação actual, identificar os obstáculos e os constrangimentos das metodologias existentes no trabalho dos técnicos de SHT.”
O Seminário está aberto aos Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, assim como a outros quadros de empresas, médicos de trabalho e gestores.
Adaptado de ESTG-IPVC
O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 55,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.