Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS lançou recentemente o Caderno Temático “Roteiro para a Responsabilidade Social, Rumo à Sustentabilidade”, no âmbito da 4ª Edição da Semana da Responsabilidade Social.
Durante o Workshop “Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social na Cadeia de Valor”, que contou com oradores de empresas como Águas do Cávado, CITEVE, Grupo Auchan Portugal, Portugal Telecom, Ramos Catarino, Universidade do Porto e Valnor, Ana Pina Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, apresentou esta nova publicação técnica.
A responsável explicou que “Esta edição enquadra-se num conjunto de Cadernos Temáticos, que a SGS irá lançar este ano, com o objectivo de abordar tecnicamente um conjunto de temas actuais que permitirão obter informações mais detalhadas sobre um determinado assunto ou sector de actividade”.
Durante o Workshop, que se realizou no passado dia 6 na Fundação Calouste Gulbenkian, foram apresentadas as experiências e percursos daquelas empresas, assim como uma tertúlia moderada por Mário Parra da Silva, presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial.
Ana Pina Teixeira terminou a apresentação do Caderno Temático considerando que “A Responsabilidade Social já não é mais uma opção meramente voluntária ou um privilégio das grandes empresas pelo que cabe a todas as organizações, independentemente da sua natureza, dimensão e sector de actividade procurar um equilíbrio entre as suas necessidades e as questões económicas, ambientais e sociais a que têm de responder.
Considero, portanto, que este é o momento de, escolher soluções que permitam às organizações caminhar rumo à sustentabilidade. Estas soluções já existem e é apenas necessário adaptá-las aos diversos contextos. Um dos caminhos passa seguramente por uma comunicação ética e transparente entre gestores de topo, accionistas, colaboradores, fornecedores e todas as outras partes interessadas, a par da Gestão da Responsabilidade Social.”
Na Introdução do Caderno Temático sobre Responsabilidade Social da SGS pode ler-se:
“A Responsabilidade Social apresenta-se como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objectivos, estratégias e no próprio significado das empresas. Este Caderno Temático pretende constituir um Roteiro para a Responsabilidade Social de apoio às organizações, gestores e cidadãos em geral na compreensão desta temática e na operacionalização de políticas e práticas socialmente responsáveis. Pretende-se também apresentar as vantagens da Responsabilidade Social, as perdas empresariais resultantes da ausência da mesma e dar a conhecer os instrumentos de gestão existentes que apoiam a sua concretização.”
Faça o download do Caderno Temático “Roteiro para a Responsabilidade Social, Rumo à Sustentabilidade”, na área de publicações da SGS Portugal em
http://www.pt.sgs.com/pt/cadernos-tematicos-pt Sobre o Grupo SGS (www.pt.sgs.com)
O Grupo SGS – Société Générale de Surveillance S.A é a maior organização mundial no domínio da inspecção, verificação, análise e certificação. Com mais de 55.000 colaboradores, a SGS opera uma rede de mais de 1.000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.
Em 1998, a SGS ICS tornou-se no primeiro Organismo de Certificação acreditado para proceder à certificação segundo a norma SA8000. De facto, a SGS foi pioneira na investigação e desenvolvimento na área da Responsabilidade Social.
Presente em Portugal desde 1922, a SGS conta com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios acreditados nas áreas Agro-Alimentar, Ambiental, Ensaios Não Destrutivos e Metrologia.
A SGS ICS é o Organismo de Certificação do Grupo SGS, líder na certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança Ocupacional, Segurança Alimentar, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.