Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Realizou-se no dia 30 de Julho, pelas 16h, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Município do Bombarral, a cerimónia de entrega do Certificado da Qualidade deste município. O Certificado foi entregue por Ana de Pina Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, a Luís Alberto Camilo Duarte, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral.
Para a ocasião, foram igualmente convidados os Autarcas e os funcionários municipais da área técnico-administrativa.
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, atestando que a instituição cumpre todos os requisitos da norma ISO 9001, e que incorpora nas suas actividades importantes princípios de gestão relativos, nomeadamente, à Focalização nos Clientes, Liderança, Envolvimento das Pessoas e Melhoria Contínua. A produtividade da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a sua imagem é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.
Com esta certificação, o Município de Bombarral compromete-se a cumprir os requisitos da norma ISO 9001, ao nível da prestação dos seus serviços nas seguintes áreas: Atendimento ao Publico, Taxas e Licenças; Licenciamento de Obras Particulares e Planeamento Urbanístico; Controlo da Qualidade da Água da Rede Pública.
Luís Alberto Camilo Duarte salientou que: “A Qualidade é, reconhecidamente, uma filosofia de gestão indispensável a qualquer organização que queira ser moderna, credível e socialmente útil.
Um Sistema da Qualidade Certificado e Acreditado, potencia a eficácia e a eficiência, garante o respeito pela legislação e pelas normas regulamentares em vigor, estimula o brio, a competência e a responsabilidade profissionais de todos os envolvidos.
Só assim será possível corresponder às expectativas dos cidadãos em geral e dos Bombarralenses em particular, com os recursos adequados e de forma sustentada. A satisfação dos munícipes é a nossa principal Missão e a nossa maior realização.
Hoje, ao sermos avaliados, reconhecidos e certificados pelo organismo líder mundial em certificação (a SGS ICS), sabemos que valeu a pena, que evoluímos, que somos agora melhores profissionais e que estamos mais preparados para os desafios do futuro.
Bem-hajam todos os que contribuíram para o sucesso alcançado.”
A nível nacional, são muitas as empresas que apresentam a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), mas muitos organismos da Administração Pública, nomeadamente as Autarquias Locais, estão cada vez mais atentos e sensibilizados para os desafios e benefícios decorrentes dos Sistemas de Gestão e da respectiva certificação.  
Ana de Pina Teixeira explicou que “Os requisitos da norma ISO 9001, que está na base desta certificação, aplicam-se a todo o tipo de organização, independentemente do seu sector de actividade e da sua gestão, pública ou privada. No entanto, registamos uma crescente procura por parte de organizações da Administração Pública à certificação, como forma de avaliar o profissionalismo e melhorar os resultados da sua gestão, reflectindo a sua necessidade de equilibrar a prestação de um serviço de qualidade aos cidadãos com os custos que lhe são associados e com as receitas que gera/obtém”.
“A certificação dos Municípios pela ISO 9001 é cada vez mais importante, sobretudo para uma melhoria contínua dos serviços prestados aos Cidadãos, na sua demonstração de confiança e empenho por uma organização e gestão cada vez mais transparentes e profissionais. É de louvar o esforço da Câmara Municipal do Bombarral em evidenciar publicamente o trabalho até aqui realizado e em promover a continuidade deste projecto de modernização no longo prazo”, concluiu a responsável.
Sobre o Município de BombarralConcelho recente, criado apenas em 1914, o Bombarral é um Município do Oeste, pertencente, do ponto de vista administrativo, ao distrito de Leiria e, religiosamente, à Diocese de Lisboa, estando integrado, em termos europeus, na NUT III, da Região Centro.
Tem uma situação geográfica privilegiada dado que se encontra no extremo sul do distrito de Leiria, a 75 km de Lisboa e a 20 km do Oceano Atlântico. Está ladeado a norte pela vila de Óbidos e pela cidade das Caldas da Rainha, a oeste pelos concelhos da Lourinhã e Peniche, a sul pela cidade de Torres Vedras e a este pela vila do Cadaval.
A área total do concelho é de 91,7 km2, tem cerca de 13.324 habitantes, e é composto por cinco freguesias (Bombarral, Carvalhal, Pó, Roliça e Vale Covo).
Outrora coberto de luxuriantes matas, de que ainda restam importantes vestígios, a paisagem é a dos vinhedos e dos pomares, entre suaves colinas e algumas agrestes serranias. Uma terra de colinas e vales. No Verão, a luxúria verdejante das videiras e das árvores de fruto, animada pela azáfama das colheitas. No Outono, a espantosa nostalgia do tempo e da cor, numa paisagem de oiro, castanhos e rubis.
Actualmente a A8 é a sua grande via de comunicação.
O Bombarral é hoje um concelho moderno e hospitaleiro, que convida à contemplação e à fruição duma ruralidade sadia, e que receberá de braços abertos todos os que nos quiserem visitar.
O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 56,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.