Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

O FSEND (Fórum Sectorial de Ensaios Não Destrutivos - END) criado no seio da RELACRE, e recentemente aceite como Full Member da EFNDT (European Federation for Non-Destructive Testing), apresenta a 1ª Conferência Nacional em Ensaios Não Destrutivos, subordinada ao tema: Aplicações de END na Indústria e Desenvolvimentos Tecnológicos Emergentes.
Esta conferência irá decorrer durante um dia inteiro de trabalho, incluindo uma sessão plenária, uma sequência de sessões técnicas em temas relevantes e uma acção de demonstração tecnológica. No local da conferência, existirá um espaço de feira tecnológica com a presença das mais relevantes empresas internacionais do sector de END. A SGS irá apresentar uma intervenção sobre as Tecnologias Avançadas de END que utiliza na sua actividade.Pretende-se com esta acção de divulgação, dar visibilidade às relevantes capacidades de Ensaios Não Destrutivos instaladas em Portugal, assim como, identificar e contribuir para o desenvolvimento de factores chave envolvidos nos múltiplos aspectos da tecnologia. Destina-se a todos os técnicos, investigadores e alunos envolvidos e/ou interessados na produção de componentes sujeitos a controlo de qualidade envolvendo técnicas de END.
A tecnologia de END tem vindo a assumir em todo o mundo industrializado uma crescente dinâmica, relevância tecnológica e impacto social. Desta forma, surge hoje como um emergente paradigma tecnológico, trazendo consigo novas oportunidades e incentivos quer ao nível da formação e certificação de técnicos quer ao nível da I&D, tendo em vista responder aos complexos desafios que continuamente lhe são colocados. É assim, num ambiente altamente competitivo que as instituições que desenvolvem trabalho sobre este tema em Portugal têm que desenvolver as suas acções, demonstrando rapidamente a sua capacidade e organização, de modo a ser integradas como parceiros nos vários grupos de trabalho, nomeadamente no seio da EFNDT (actualmente constituída por 30 países Full Members, e 7 países na condição de Associate Members) e em consórcios activos e financeiramente atractivos, nas diversas áreas afins dos END.
Programa 85 8h45 – 9h15
Recepção e registo
9h15 – 9h25
Notas de abertura (ISQ + FSEND + RELACRE)
9h25 – 10h45
Sessão plenária (tema: “Aplicações de END na Indústria e Desenvolvimentos Tecnológicos Emergentes”)
“As novas técnicas de Radiografia Digital e Phased Array no controle de soldaduras austeníticas” - Pedro Barros (ISQ)“Desenvolvimento e Aplicação de Novas Sondas de Correntes Induzidas” - Telmo Santos (IST)Espaço reservado para empresa internacional em END – convite dirigido à GEEspaço reservado para empresa internacional em END – convite dirigido à Olympus
10h45 – 11h15
Coffee break na área de Exposição + Posters
11h15 – 13h0
Sessão Técnica I (tema: “Desenvolvimentos em END e Técnicas Afins”)
“Desenvolvimento e aplicações em Radiografia Digital Directa” - Paulo Salvador (A. Jorge Lima Lda)“Sistema automático de tomografia de impedância complexa para estudo de escoamento de suspensões sólido-líquido” - R. Silva (FCTUC)“Concepção, Produção e Controlo de Sistemas de END por Correntes Induzidas” - Luis Rosado (IST)O controle automático de soldaduras de pipelines utilizando técnicas de Phased Array” – Daniel Leitão (ISQ)“Modelação e simulação de ensaios Não destrutivos recorrendo ao CIVA” - Nuno Pedrosa (ISQ)“Novos sensores para avaliação de condição em estruturas aeronáuticas” - Mário Vaz (INEGIUP)“Apresentação do Comité Aeroespacial Nacional de Ensaios Não Destrutivos” – Sérgio Nascimento (CANEND - DANOTEC)
13h00 – 14h00
Almoço volante na área de Exposição + Posters
14h00 – 15h00
Sessão Técnica II (tema: “Aplicações Industriais de END e Técnicas Afins”)
“Desenvolvimento de Sistema de Imersão por Ultra sons para aplicação no controlo de eixo de turbinas produzidas por fundição” - Acácio Lima (A. Jorge Lima Lda)“Ultra-Sons phased array em soldaduras de ângulo de tubos de baixa espessura para caldeiras” - Paulo Tenera (ALSTOM)Tecnologias Avançadas de END na SGSTema a ser apresentado pela empresa RINAVE
15h00 – 15h15
Coffee break na área de Exposição + Posters
15h15 – 16h20
Sessão Técnica III (tema: “Educação, Certificação de Pessoal e Normalização”)
“Normalização de ensaios automáticos pela técnica combinada de TOFD e Phased Array” - Joana Courinha (ISQ)“Formação em END em Portugal qual o futuro?” - Vieira Gomes (ISEL)Memórias de um formador em NDT - Acácio Lima (A. Jorge Lima Lda)Certificação de Técnicos de END - Cláudia Almeida (RELACRE/OCP)
16h20 – 16h30
Homenagem ao Professor Luis Negrão
16h30 – 17h15
4 Demonstrações de END nos laboratórios de END do ISQ, com cerca de 10min cada (em sistema de rotação de 4 grupos)
17h15 – 18h00
Sessão Plenária do FSEND (com presença das instituições membro e outras que desejem aderir)
Este evento terá lugar a 4 Dezembro, deste ano e decorrerá no Auditório do Edifício A, do Instituto de Soldadura e Qualidade
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 30 de Novembro, através do preenchimento da Ficha de Inscrição (PDF 478 KB) em anexo e enviadas para to Ana Duarte.
Para mais informações, por favor contacte:
RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados de PortugalRua Filipe Folque, nº 2, 6º Dto, 1050-113 LISBOA
t: 213 191 793
f: 213 139 841
Email: geral@relacre.ptWeb: www.relacre.ptAna Rego
Address Rua Veloso Salgado, 583/587
4450-801 Leça da Palmeira
t: 707 200 747
f: 707 200 329
EmailWeb: SGS PortugalO Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 56,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.