Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Os requisitos relacionados com a administração das unidades, a introdução da Clinical Governance, a evolução da postura dos profissionais e a necessidade de sistematizar a gestão de acordo com referenciais reconhecidos, culminam numa abordagem baseada em Sistemas de Gestão.
Na Pós-Graduação em Gestão pela Qualidade na Saúde, a SGS Academy entende que esta abordagem por Sistemas de Gestão deve ser concretizada integrando as diversas vertentes essenciais ao bom funcionamento e à melhoria contínua de qualquer unidade de saúde: Qualidade; Ambiente; Segurança Alimentar, no Trabalho, das Instalações e da Informação; Inovação; Responsabilidade Social e Gestão do Risco focada em assegurar a continuidade das actividades.
A importância de um curso em Gestão pela Qualidade na Saúde prende-se, ainda, com a questão do relacionamento com os stakeholders de cada unidade. A relevância atribuída à Gestão de Pessoas e ao Marketing revelam uma preocupação de base para com o envolvimento de todas as partes interessadas das entidades prestadoras de cuidados de saúde, sejam elas públicos internos ou externos à Organização.
O curso tem como destinatários Pós-Graduados, licenciados e bacharéis com formação de base na área da Saúde, assim como consultores e auditores e todos os profissionais responsáveis pela gestão de sistemas nas Organizações de Saúde que, face às novas exigências do mercado, procuram qualificar-se e adquirir novas competências de Gestão da Qualidade neste sector.
Programa do Curso
508 Módulo 1  -  Caracterização das Organizações de Saúde - 8 horasMódulo 2  -  Planeamento e Gestão - 12 horasMódulo 3  -  Gestão de Pessoas - 24 horasMódulo 4  -  Marketing na Saúde - 8 horasMódulo 5  -  Sistemas de Gestão da Qualidade - 32 horasMódulo 6  -  Gestão de Infra-estruturas e Equipamentos - 48 horasMódulo 7  -  Clinical Governance - 44 horasMódulo 8  -  Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação - 8 horasMódulo 9  -  Responsabilidade - 8 horasMódulo 10  -  Indicadores de Qualidade na Saúde e Melhoria Contínua - 24 horasMódulo 11  -  Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão - 40 horas A Pós-Graduação em Gestão pela Qualidade na Saúde tem a duração de 256 horas presenciais.
As aulas funcionarão, em horário pós-laboral aos Sábados entre as 09h00 e as 18h00, podendo existir algumas sessões à Sexta-feira entre as 18h30 e as 22h30.
Poderão ser realizadas visitas de estudo, que decorrerão em dias de semana em horário laboral.
A decorrer nas instalações da SGS em Leça da Palmeira, a Pós-Graduação terá início no próximo dia 23 de Janeiro.
A avaliação será efectuada no final de cada módulo através de trabalhos individuais ou em grupo; ou pela realização de testes on-line.
Sobre a SGS AcademyA Divisão de Formação da SGS em Portugal, designada por SGS Academy, tem como objectivo proporcionar serviços de formação profissional nas áreas de actuação em que a SGS é especialista. É uma entidade formadora acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). A SGS Academy tem uma cobertura total a nível nacional, com filiais em Lisboa, Porto, Açores e Madeira. Entre 2004 e o 1º Semestre de 2009, a SGS Academy ministrou mais de 1.000 cursos de formação, nas modalidades inter (nas nossas instalações) e intra-empresa (nas instalações das organizações), que abrangeram mais de 12.000 formandos.
Ana RegoRua Veloso Salgado, 583/587
4450-801 Leça da Palmeira
t: 707 200 747
f: 707 200 329
Email SGS Portugal
Web: www.pt.sgs.com O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da Inspecção, Verificação, Análise e Certificação. Fundada em 1878, a marca da SGS está estabelecida como símbolo e referência em qualidade e integridade. Com mais de 56,000 funcionários, a SGS opera uma rede de mais de 1,000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.