Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

O setor florestal enfrenta pressões legislativas e mesmo por parte do consumidor, para proteger os ecossistemas e gerir as florestas de forma responsável. A Certificação Florestal apresenta-se, desta forma, como uma oportunidade para as empresas demonstrarem a sua conformidade com os requisitos ambientais, sociais e económicos, bem como a diferenciarem-se positivamente no mercado.

Na Certificação Florestal temos duas vertentes: a gestão e a cadeia de valor. Enquanto a Certificação da Gestão Florestal assegura a qualidade da gestão, a Certificação da Cadeia de Responsabilidade (CdR) verifica a origem dos produtos florestais.   

Gestão Florestal
A Certificação da Gestão Florestal dá muita atenção à identificação dos valores que é importante preservar (Florestas de Alto Valor de Conservação). Dos pontos de vista ambiental, social, cultural, deve ser definido e implementado um Plano de Gestão Florestal e desenvolvidas ações de monitorização. Alguns dos aspetos mais importantes a levar em consideração em Portugal serão: falta de cartografia (dificuldade em identificar/conhecer o que se está a certificar), erosão, falta de diversidade de espécies, incêndios e planeamento para o seu combate, algumas pragas, cumprimento das regras de segurança durante as operações florestais (muitas vezes realizadas pelo próprio proprietário e seus familiares), e a pequena dimensão e dispersão da propriedade.   

Cadeia de Responsabilidade
No entanto, tem sido para a Certificação da CdR que a SGS tem tido mais solicitações, por parte dos seus clientes. Esta é uma certificação de produto, o que permite às empresas com produtos certificados, identificá-los com uma marca distintiva junto do consumidor final. Neste âmbito, a SGS verifica se a matéria-prima é de facto certificada, identifica os possíveis pontos críticos em que pode haver mistura de material certificado com não certificado, garante a rastreabilidade e o bom uso da marca de certificação no produto ou nos documentos de venda. As auditorias CdR são relativamente rápidas e focalizadas.

As empresas que já tenham um Sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com a ISO 9001 já têm, à partida, a vantagem de ter um sistema de rastreabilidade e registos associados em funcionamento.

Além dos referenciais do FSC (Forest Stewardship Council) e do PEFC (Programme for Endorsement of Forest Certification), a SGS oferece a Certificação Florestal segundo outros referenciais internacionais, nomeadamente o SFI (Sustainable Forestry Iniciative). Este é um referencial mais solicitado por clientes da América do Norte.

Apesar de cada um dos esquemas de certificação ser diferente e independente, a SGS pode conduzir auditorias CdR em simultâneo – a mesma auditoria resulta em relatórios/certificados diferentes, de acordo com cada um dos referenciais normativos auditados. Isto permite às empresas clientes da SGS obter ganhos de eficiência nos seus processos de certificação.   

Empresas e produtos abrangidos pela Certificação Florestal
- Produtores/Gestores florestais e qualquer empresa que transforme e/ou comercialize produtos provenientes de florestas: serrações, fábricas de transformados de madeira (aglomerados, MDF, etc.), carpintarias, produtoras de pasta de papel, papel, gráficas, etc.
- Produtos lenhosos (obtidos da madeira): toros, pranchas, réguas, soalhos e decks, cadernos e livros, lápis de cores, sacos de papel, embalagens de cartão para produtos alimentares e copos de papel, paletes e embalagens de madeira
- Outros produtos da floresta como cortiça, pinhões, cogumelos, etc.

Algumas vantagens
- Melhorar a gestão sob todos os aspetos: conhecimento da floresta, planeamento, monitorização, viabilidade económica
- Aceder a mercados de valor acrescentado
- Dar resposta às exigências dos clientes, dada a procura crescente por produtos certificados   

A SGS e a certificação florestal
- 6500 Certificados de Cadeia de Responsabilidade
- 250 Certificados de Gestão Florestal
- 150 Auditores de Cadeia de Responsabilidade
- 45 Auditores de Gestão Florestal ^
- Integração com outras normas de certificação (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, etc.)