O que procura?

Certificação Florestal em Portugal

Blog SGS PortugalNormas de Certificação27 Jul 2022

Autora:
Natacha Simões
Gestora de Produto, SGS Portugal

  

O setor florestal enfrenta pressões legislativas e mesmo por parte do consumidor, para proteger os ecossistemas e gerir as florestas de forma responsável. A Certificação Florestal apresenta-se, desta forma, como uma oportunidade para as empresas demonstrarem a sua conformidade com os requisitos ambientais, sociais e económicos, bem como a diferenciarem-se positivamente no mercado.

Na Certificação Florestal temos duas vertentes: a Gestão Florestal e a Cadeia de Custódia (CdC). Enquanto a Gestão Florestal permite confirmar que uma determinada área florestal é gerida de forma sustentável, a Cadeia de Custódia garante a rastreabilidade dos materiais ao longo do processo de distribuição e do processo produtivo, desde a sua colheita na floresta até chegar ao consumidor final. 

Gestão Florestal

A Certificação da Gestão Florestal dá muita atenção à identificação dos valores que é importante preservar (Florestas de Alto Valor de Conservação). Dos pontos de vista ambiental, social e cultural, deve ser definido e implementado um Plano de Gestão Florestal e desenvolvidas ações de monitorização. Alguns dos aspetos mais importantes a levar em consideração em Portugal serão: falta de cartografia (dificuldade em identificar/conhecer o que se está a certificar), erosão, falta de diversidade de espécies, incêndios e planeamento para o seu combate, algumas pragas, cumprimento das regras de segurança durante as operações florestais (muitas vezes realizadas pelo próprio proprietário e seus familiares), e a pequena dimensão e dispersão da propriedade.

Cadeia de Responsabilidade

No entanto, tem sido para a Certificação da CdC que a SGS tem tido mais solicitações, por parte dos seus clientes. Esta é uma certificação de produto, o que permite às empresas com produtos certificados, identificá-los com uma marca distintiva junto do consumidor final. Neste âmbito, a SGS verifica se os produtos são de facto certificados, identifica os possíveis pontos críticos em que pode haver mistura de material certificado com não certificado, garante a rastreabilidade e o bom uso da marca de certificação no produto ou nos documentos de venda. As auditorias CdC são relativamente rápidas e focalizadas.

As empresas que já tenham um Sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com a ISO 9001 já têm, à partida, a vantagem de ter um sistema de rastreabilidade e registos associados em funcionamento.

Além dos referenciais do FSC (Forest Stewardship Council) e do PEFC (Programme for Endorsement of Forest Certification), a SGS oferece a Certificação Florestal segundo outros referenciais internacionais, nomeadamente o SFI (Sustainable Forestry Iniciative). Este é um referencial mais solicitado por clientes da América do Norte.

Apesar de cada um dos esquemas de certificação ser diferente e independente, a SGS pode conduzir auditorias CdC em simultâneo – a mesma auditoria resulta em relatórios/certificados diferentes, de acordo com cada um dos referenciais normativos auditados. Isto permite às empresas clientes da SGS obter ganhos de eficiência nos seus processos de certificação.

Empresas e produtos abrangidos pela Certificação Florestal

  • Produtores/Gestores florestais e qualquer empresa que transforme e/ou comercialize produtos provenientes de florestas: serrações, fábricas de transformados de madeira (aglomerados, MDF, etc.), carpintarias, produtoras de pasta de papel, papel, gráficas, etc.
  • Produtos lenhosos (obtidos da madeira): toros, pranchas, réguas, soalhos e decks, cadernos e livros, lápis de cores, sacos de papel, embalagens de cartão para produtos alimentares e copos de papel, paletes e embalagens de madeira
  • Outros produtos da floresta como cortiça, pinhões, cogumelos, etc.

Algumas vantagens

  • Melhorar a gestão sob todos os aspetos: conhecimento da floresta, planeamento, monitorização, viabilidade económica
  • Aceder a mercados de valor acrescentado
  • Dar resposta às exigências dos clientes, dada a procura crescente por produtos certificados

A SGS e a certificação florestal

  • 11000 Certificados de Cadeia de Custódia
  • 250 Certificados de Gestão Florestal
  • 175 Auditores de Cadeia de Cadeia de Custódia
  • 45 Auditores de Gestão Florestal
  • Integração com outras normas de certificação (ISO 9001, ISO 14001, ISO45001, etc.)

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal