Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada realizou no passado dia 9 de novembro, um seminário sobre o tema “Eficiência e a Certificação Energética”.

Os custos com a energia têm um peso significativo na estrutura de custos da generalidade das empresas. A eficiência na utilização de energia constitui, por conseguinte, uma necessidade imperativa, num contexto difícil, em que a redução de custos está muito presente na atuação das empresas e dos seus responsáveis.

A Certificação constitui não apenas um fator de diferenciação e de reconhecimento de boas práticas empresariais, mas é também um elemento adicional de competitividade empresarial.

Os Sistemas de Gestão da Energia e os novos desafios que se colocam ao nível da Eficiência Energética foram os temas analisados e debatidos no seminário que esta Câmara organizou.

Foram, ainda, apresentados os apoios financeiros disponíveis no âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação, que contemplam nomeadamente a implementação e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Certificação de Produtos, bem como de aumento da Eficiência Energética e diversificação das fontes de energia.

Esta iniciativa contou com a participação de especialistas nestas matérias, nomeadamente o coordenador da SGS Açores, Rui Martins que apresentou a sua perspetiva sobre “Os Novos Desafios da Eficiência Energética”.

 

Fontes: CCIPD e Correio dos Açores