Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Ministro da Saúde preside à cerimónia onde a SGS entregou do Certificado da Qualidade ISO 9001 à Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos acaba de receber a certificação pela norma ISO 9001: 2008 (International Standart Organization), tornando-se na primeira ULS com esta distinção na sua política de qualidade e de melhoria contínua. A certificação abrange o Hospital Pedro Hispano, o ACES Matosinhos e a Unidade de Convalescença.

A cerimónia de certificação da ULSM realizou-se no dia 4 de dezembro, no auditório do Hospital Pedro Hispano, e foi presidida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.

A certificação pela norma ISO 9001:2008, atribuída pela SGS, reconhece que a ULSM, em todas as suas unidades e serviços, tem condições para satisfazer as necessidades dos seus utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade. Trata-se de um processo de melhoria contínua que se reflete em vertentes tão distintas como a monitorização dos tempos de espera para consultas, cirurgias e atendimento no Serviço de Urgência, garantindo que são cumpridos, a segurança dos utentes, e a humanização dos cuidados.

O projeto de certificação da ULSM foi também recentemente distinguido com um prémio do Hospital do Futuro que destaca o trabalho desenvolvido pela instituição, o seu percurso e a sua cultura organizacional no contexto do SNS, mas também na resposta aos cuidados de saúde dos cidadãos do concelho de Matosinhos.

Na sua deslocação ao Hospital Pedro Hispano, o ministro da Saúde visitou ainda alguns serviços, como a Unidade Medicina Hiperbárica, a Cirurgia de Ambulatório, o Serviço de Urgência e o Bloco de Partos.

A ULSM é constituída pelas seguintes unidades de prestação de cuidados:
- ACES (Agrupamento de Centros de Saúde que integra os CS de Matosinhos, Leça da Palmeira, S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora), bem como o Centro de Diagnóstico Pneumológico, a Unidade de Saúde Pública e o SASU (Serviço de Atendimento a Situações Urgentes);
- Hospital Pedro Hispano;
- Unidade de Convalescença integrada na rede nacional de cuidados continuados integrados.

O Hospital Pedro Hispano presta ainda cuidados hospitalares aos utentes da Póvoa do Varzim e Vila do Conde, servindo uma população de 318 419 utentes, dos quais aproximadamente 183, 72 se encontram inscritos no ACES Matosinhos.

Adaptado de: www.ulsm.min-saude.pt