Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Exmos. Senhores (Parte Interessada),

A UNIMADEIRAS-PRODUÇÃO, COMÉRCIO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL, S.A., Gestora do Grupo UniFloresta, obteve a certificação de acordo com o programa QUALIFOR da SGS, para avaliação da gestão das Áreas de Gestão Florestais dos seus membros (Portugal Continental) de acordo com os requisitos da Forest Stewardship Council Principles and Criteria (FSC P&C). Neste âmbito, a UNIMADEIRAS pretende, no presente ano, renovar a certificação de Gestão Florestal referido Grupo. As Áreas de Gestão Florestal e respetivos Membros encontram-se discriminados em listas anexas (Anexos A e B, respetivamente).

Esta iniciativa complementa as Consultas Públicas já despoletadas pela própria UNIMADEIRAS, sendo que, V. Excelências poderão já ter sido contactadas neste âmbito, podendo consultar a informação disponibilizada por esta organização, em www.unimadeiras.pt.

Planeamos realizar a avaliação em setembro de 2013.

A abordagem da certificação SGS QUALIFOR consiste na avaliação da gestão dos requisitos da FSC P&C, complementadas por critérios de desempenhos específicos referentes às condições locais, constituindo assim uma “Norma Qualifor Local” (disponível em http://www.sgs.com/en/Agriculture-Food/Forestry/Forest-Management-Certification/Forest-Management-Reports-and-Standards/Portugal.aspx).

A norma que será utilizada nesta avaliação será a Norma Portuguesa FSC de Gestão Florestal para Portugal - FSC-STD-PRT-01-2012 Plantações e Florestas Naturais Portugal PT. Este referencial foi distribuído pelas Partes Interessadas (GPI e Membros Associados) estando disponível, por solicitação, ao FSC Portugal. A sua versão inglesa encontra-se no website do FSC Internacional, em: www.fsc.org.

No que diz respeito a esta avaliação, pretendemos referir-nos aos seguintes elementos como critério adicional:

  • Legislação aplicável
  • Boas Práticas Florestais

Também são consultadas as Partes Interessadas externas de modo a obter os seus pontos de vista sobre questões relevantes, para o nosso cliente e para as práticas florestais na localidade, acerca de gestão florestal.

A equipa que irá conduzir esta auditoria é a seguinte:

Auditor Coordenador: Andreas Hausler

Perito Local: Pedro Ochoa

O SEU PAPEL

Foi identificado como uma Parte Interessada importante para esta avaliação, por exemplo, um individuo, ou representante da organização, cuja visão sobre a Gestão Florestal do Grupo UniFloresta, da UNIMADEIRAS necessita ser tida em conta para formar uma opinião equilibrada acerca da conformidade com o FSC P&C. Pelo exposto, agradecemos quaisquer comentários que possa tecer acerca de práticas de gestão florestal para as florestas (ver lista no Anexo A) em fase de avaliação, relativamente aos seus impactes ambientais, sociais e/ou económicos.

Também agradecemos os comentários que queira efetuar relativamente à norma da SGS “AD 33-PT-01 – FM Checklist” e que será utilizada nesta avaliação. Uma cópia desta norma poderá ser disponibilizada pela SGS; como alternativa, poderá encontrá-la em: http://www.sgs.com/en/Agriculture-Food/Forestry/Forest-Management-Certification/Forest-Management-Reports-and-Standards.aspx onde, os detalhes da estrutura e do processo são fornecidos neste documento. Quaisquer comentários relacionados com este documentos serão considerados pela SGS e se possível, incorporados na referida norma.

INFORMAÇÃO incluÍda

Nos links abaixo, poderá encontrar a seguinte informação:

                    - Contexto e conceito de Certificação Florestal;

                    - O Forest Stewardship Council e dez Princípios e Critérios para uma boa gestão florestal;

                    - O papel da SGS QUALIFOR na certificação florestal;

                    - As principais fases no procedimento de avaliação; e

                    - Porque procuramos os vossos pontos de vista no que diz respeito à gestão florestal na área em questão.

                    - Por favor escreva os seus comentários neste formulário e devolva à SGS QUALIFOR, utilizando o e-mail ou número de fax acima mencionados, logo que possível;

                    - Onde relevante, os seus comentários serão incluídos no relatório de certificação e atribuído a si, a não ser que nos dê a indicação em contrário;

                    - Todos os seus comentários serão guardados e estarão disponíveis para referência.

                    - Por favor não se sinta limitado por este formulário; se tiver algum comentário adicional, por favor, inclua.

                    - Por favor note que qualquer comentário suportado por uma evidência objetiva terá um significado maior.

                    - Agradecíamos também qualquer comentário sobre a utilidade do formulário em si.

INFORMAÇÃO ADICIONAL QUE ESTÁ DISPONÍVEL

De modo a auxiliá-lo no seu papel neste processo de certificação, a informação que se segue e/ou documentação poderá ser disponibilizada se solicitado:

  • O registo da SGS Qualifor no que concerne aos detentores de certificados encontra-se no website da Qualifor (www.sgs.com/forestry);
  • Um resumo sobre a Certificação de Gestão Florestal e/ou da Cadeia de Custódia, com a explicação dos objetivos e processos envolvidos.
  • O Código de Práticas da SGS Qualifor.
  • As Condições Gerais da SGS Qualifor para os Serviços, descreve os acordos entre a SGS Qualifor e o detentor do certificado ou futuro detentor do certificado.
  • A Visão Global da Gestão da SGS Qualifor (explicação sobre como o programa está estruturado e gerido).
  • O procedimento da SGS Qualifor para gerir reclamações.

A SUA RESPOSTA

Ficaríamos muito gratos se dispensasse algum tempo para ler os anexos, preencher o Formulário de Relatório da Parte Interessada e devolvê-lo o mais rapidamente possível, juntamente com quaisquer comentários que possa ter. Se não recebermos a sua resposta dentro de 6 semanas a partir da data indicada no topo do formulário, iremos assumir que não deseja participar no processo. No entanto, é bem-vindo a participar a qualquer momento durante o período de validade do certificado e os seus comentários e sugestões serão considerados durante as avaliações de futuros acompanhamentos. Também será apreciado se puder facultar os nomes e contactos dos intervenientes que devemos incluir na nossa lista.

A NOSSAS AÇÕES

Em função das questões levantadas por si e possível impacto no resultado desta certificação, poderemos eventualmente contactá-lo para uma reunião ou entrevista telefónica durante o decorrer da avaliação. Se assim for, iremos procurar a altura adequada logo que rececionarmos a vossa resposta. A SGS Qualifor tem um procedimento formal para resolver disputas e poderá ser disponibilizado a pedido.

Por favor note: A sua identidade não será revelada a ninguém fora da SGS (o que inclui pessoas subcontratadas para efetuar a avaliação), o pessoal do FSC International Centre and Accreditation Services International (ASI). Tais pessoas assinaram um termo de confidencialidade.

Caso um certificado seja emitido, os resultados da avaliação (incluindo qualquer comentário recebido por uma Parte Interessada), será publicamente disponível através de um relatório resumido no website info.fsc.org.

Agradecemos, desde já, o tempo dispensado.