Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Setor importante para o ambiente e qualidade de vida dos cidadãos foi o primeiro serviço municipal em Barcelos a obter certificação.

O Município de Barcelos acaba de certificar o seu primeiro serviço no Sistema de Gestão da Qualidade, com base na mais reconhecida norma internacional da Qualidade ISO 9001, no âmbito da estratégia de certificação de todos os serviços municipais. Trata-se do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, um setor chave para o ambiente e para a qualidade de vida dos cidadãos.

Esta certificação consiste numa avaliação feita por um organismo certificador devidamente acreditado – a SGS, líder mundial em certificação – atestando que a instituição cumpre todos os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão, como a focalização nos clientes, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua.

A empresa entregou o certificado ao Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que expressou, na ocasião, o propósito do Município de alargar a certificação a outros serviços, tendo em vista a prestação de serviços de qualidade aos munícipes.

Paulo Gomes, representante da SGS, referiu a importância da certificação dos serviços face às exigências sociais de qualidade, tendo o vereador do Pelouro da Modernização Administrativa, Carlos Brito, sublinhado o empenho dos técnicos municipais no desenvolvimento do processo que conduziu à atribuição do certificado

Os requisitos da norma ISO 9001 aplicam-se a todo o tipo de organizações, independentemente do seu setor de atividade e da sua gestão, pública ou privada.

Tem-se registado uma crescente procura de processos de certificação por parte de organizações da administração pública, como forma de avaliar o profissionalismo e melhorar os resultados de gestão, refletindo a necessidade de prestar serviços de qualidade aos cidadãos.

Este certificado foi atribuído pela SGS, organismo líder mundial em certificação.