Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Em setembro de 2015, foi publicada a norma ISO 14001:2015, Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com guia de utilização. Esta é a fase final no processo de revisão da ISO 14001.

Esta nova versão substitui a ISO 14001:2004. No entanto, existe um período de transição de três anos.

Novidades da ISO 14001:2015

Os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são agora apresentados de forma mais consistente. A terminologia e as definições foram atualizadas, algumas para estar em conformidade com outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001. Estas alterações foram implementadas, como consequência da adoção da estrutura de alto nível especificada no Anexo SL da ISO, que é agora o enquadramento exigido para todas os normas ISO, novas e revistas, de sistemas de gestão.

A ISO 14001: 2015 requere a compreensão do contexto da organização, a ser obtido através da identificação de questões externas e internas relevantes para a organização e para o ambiente. É dada particular atenção às necessidades e expectativas das partes interessadas que podem afetar ou ser afetados pela organização. Dentro do contexto determinado, a organização deve identificar os riscos associados a:

  • Gestão de ameaças e oportunidades
  • Resposta aspetos significativos para o ambiente
  • Cumprimento de obrigações de cumprimento

Deverá, então, identificar as ações a serem tomadas por forma a tratar estes riscos no SGA.
Outras alterações emergentes identificadas pela equipa responsável pelo processo de revisão (subcomissão ISO/TC 207/SC1) incluem requisitos melhorados ou novos requisitos referentes a:

  • Liderança
  • Proteção do ambiente
  • Desempenho ambiental
  • Pensamento de Ciclo de vida
  • Comunicação

TRANSIÇÃO A PARTIR DA 14001:2004
As organizações já certificadas pela ISO 14001:2004 têm 3 anos para efetuar a transferência após a publicação da nova versão. O período de transição termina em setembro de 2018.
A SGS irá emitir, no futuro/brevemente, mais informações acerca da ISO 14001:2015.

Para mais informações, por favor contacte:
Isabel Berger 
@: isabel.berger@sgs.com