Controlo da Qualidade na Construção – Uma Vantagem Competitiva
O setor da construção em Portugal tem demonstrado uma clara necessidade de evolução no que diz respeito à qualidade.
Se observarmos o setor da construção nos últimos anos, é possível constatar que se construiu demasiado em pouco tempo. Como consequência resultaram edifícios e infraestruturas que apresentam patologias logo nos primeiros anos de vida, evidenciando uma degradação precoce.
De acordo com diversas estatísticas, tanto a nível nacional como europeu, cerca de 50 a 60% das patologias detetadas nos edifícios são têm origem em dois fatores: falhas de conceção/projeto e falhas de construção/execução. Assim sendo, o controlo de qualidade nestas fases é de extrema importância para a vida útil do edifício e, consequentemente, para a redução dos respetivos custos de manutenção envolvidos.
O controlo de qualidade na construção envolve todas as ações planeadas e necessárias para fazer cumprir os requisitos regulamentares e normativos, garantindo que a edificação obtem o nível de qualidade preconizado nestes:
Fase Projeto
A revisão do projeto é uma fase fundamental, na qual se pode detetar um número significativo de erros e omissões, permitindo a sua correção de forma atempada, evitando dessa forma que se propaguem para a fase de construção, na qual se torna muito mais dispendiosa a sua resolução.
Fase Construção
O controlo de qualidade nesta fase é essencial para garantir os padrões de qualidade especificados e contratualizados. Consequentemente, é salvaguardado o investimento realizado, a credibilidade e a imagem das empresas. Assim sendo, esta fase deverá ter como princípio fundamental a verificação independente, que, por sua vez, deverá incluir a inspeção e realização de testes dos equipamentos, materiais, produtos, processos construtivos, entre outros.
Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com