Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS está mais próxima das pessoas, dispondo de um serviço orientado para a sustentabilidade dos eventos em Portugal. Com a Certificação “Evento Mais Sustentável pretende-se impulsionar a responsabilidade social, económica e ambiental deste setor.

É inquestionável que Portugal é um dos maiores produtores de eventos e que, nós, portugueses, somos um povo que sabe como se divertir! Hoje em dia, existem eventos para todas as idades e para todo o tipo de gostos. Já são vários os prémios nacionais e internacionais angariados pelos nossos eventos, contribuindo para este reconhecimento os locais idílicos, a cultura, o clima e os programas de excelência. Contudo, assistimos a uma mudança de paradigma em que estes já não são os únicos fatores considerados para a seleção de determinado evento, as pessoas estão cada vez mais exigentes. Resultante das várias notícias recentes de ataques terroristas em eventos em todo o mundo, que colocaram a vida e o património ambiental em risco, as pessoas procuram associar-se a eventos que demonstrem uma preocupação acrescida no que concerne à segurança tanto ao nível social como ambiental.

As partes interessadas, que vão desde o espetador, passando pelo fornecedor até à comunidade local, devem ser envolvidas no compromisso de sustentabilidade do evento, respeitando e participando ativamente na missão para atingir os objetivos de sustentabilidade propostos. Imaginemos um caso prático da ideia à desmontagem de um evento: um evento começa a ganhar forma após uma ideia concebida de acordo com um propósito. É na fase de planeamento que deve ser analisado o contexto do evento, considerando fatores políticos, económicos, tecnológicos, sociais, ambientais e legais, e em cada um destes fatores devem ser identificados riscos associados. A partir dessa análise são definidas ações preventivas, representadas por exemplo, em planos de emergência, segurança e gestão ambiental considerando a utilização de recursos e resíduos. No momento de colocar em prática tudo o que foi planeado é necessário que todos os intervenientes estejam cientes da sua responsabilidade e que tenham acesso a toda a informação necessária para o correto decorrer da sua ação. Assim sendo, a organização deve ter definidas metodologias de implementação e monitorização das atividades a serem desempenhadas no evento, com o intuito de atingir os resultados definidos. Por fim, após a conclusão das atividades inerentes ao evento, a organização deve garantir que as condições do local foram restabelecidas, ou preferencialmente, que estas tenham sido melhoradas decorrentes do evento. Nesta fase, com base em indicadores definidos no planeamento e monitorizados pela organização, permitirá medir a eficácia das ações empreendidas e a partir dessa análise, determinar e selecionar oportunidades de melhoria para a edição seguinte.

A materialização de um evento implica impactos, positivos ou negativos, em todas as fases do ciclo de vida do evento, sendo que o teor destes impactos depende da conduta adotada pela organização e pelas partes interessadas do evento. Tendo isto em conta, a SGS desenvolveu a Certificação “Evento Mais Sustentável”, de forma a auxiliar os promotores, com propósito de os orientar para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade do evento e para a mitigação do risco durante todo o seu ciclo de vida, incutindo uma cultura de prevenção. Saliente-se por fim, que a atribuição deste certificado é o reconhecimento por parte da SGS de que não só a organização do evento trabalhou de forma sustentável e com boas práticas de gestão, mas também que o evento resultante cumpre efetivamente os critérios ao nível social, ambiental e económico, desde a ideia até à restituição das condições originais.

A SGS está interna e externamente comprometida com a sustentabilidade e pretende apurar quais os fatores mais impactantes na experiência das pessoas em eventos, como festivais de música, eventos  desportivos, festas populares, entre outros. Por isso, com base na sua experiência em eventos, pedimos que responda ao questionário no link disponível.

Aceda ao questionário.

Receba mais informações.

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com