Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Durante a nossa vida, passamos dezenas de milhares de horas no nosso local de trabalho. Um ar interior de baixa qualidade pode causar graves problemas de saúde, como alergias e doenças respiratórias, ou até mesmo problemas de saúde mais simples, como dores de cabeça e irritação nos olhos que causam desconforto, prejudicando a produtividade.

Qualidade do Ar

Assim, a falta de adoção de políticas preventivas adequadas que visam o controlo de uma forma eficaz dos potenciais problemas de Qualidade do Ar Interior (QAI) pode ter consequências graves para as pessoas e mesmo para os negócios das organizações. Um ar interior de qualidade melhora o bem-estar das pessoas e a saúde dos colaboradores de uma organização. Edifícios com ar de boa qualidade são locais de trabalho mais produtivos.

Recorrendo a uma gestão e monitorização da qualidade do ar interior, as organizações podem obter uma vantagem competitiva e garantir a segurança das suas instalações. Neste sentido, é importante realizar inspeções no sistema de aquecimento, ar condicionado e ventilação e respetiva medição de alérgenos, ozono e outras substâncias perigosas. Testes à qualidade do abastecimento de água, bem como exames aos níveis de ruído, vibrações e intensidade de luz são também cruciais. Um processo de certificação neste âmbito dá respostas a estas situações, apoiando as organizações a melhorarem a sua gestão ambiental em todos os aspetos do local de trabalho.

A SGS Portugal mantém-se atenta às necessidades dos seus clientes e, com o intuito de os ajudar a implementar medidas de controlo adequadas ao tempo em que nos encontramos, apresenta quatro níveis de serviços para uma eficaz Monitorização da Qualidade do Ar Interior:

  • Bronze – É realizada a análise de qualidade do ar simplificada. Serviço obrigatório para GES* e edifícios de comércio e serviços que abranjam creches, estabelecimentos de educação pré-escolar, estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo do ensino básico e estruturas residenciais para pessoas idosas que se encontrem em funcionamento;
  • Silver – Inclui uma análise de qualidade do ar mais completa, sendo obrigatória pelo menos uma vez na vida, em todos os edifícios de comércio e serviços;
  • Gold – Esta categoria torna-se vantajosa devido à monitorização contínua dos parâmetros do AirSense e inclui marca de performance SGS IAQ Gold;
  • Platinum – É a inspeção mais completa e, para além da monitorização contínua através do sistema AirSense, oferece uma inspeção higiénica ao sistema AVAC, bem como marca de performance SGS IAQ Platinum.

Desta forma, será possível controlar se os sistemas AVAC estão a ser utilizados corretamente, seguindo as regras necessárias. 

Saiba mais sobre estes serviços aqui >>

*Grande Edifício de Comércio e Serviços» ou «GES», o edifício de comércio e serviços cuja área útil de pavimento, não considerando os espaços interiores não úteis, iguala ou ultrapassa 1000 m2, ou 500 m2 no caso de conjuntos comerciais, hipermercados, supermercados e piscinas cobertas.

 

Para mais informações, por favor contacte:

tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com