Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

As plantas absorvem nutrientes essenciais para o seu crescimento através do ar, solo e da água de rega. No entanto, a quantidade de nutrientes disponíveis pode ser afetada por diversos fatores como a qualidade do substrato (solo), a qualidade da água usada na rega e o tipo de planta.

Cada mineral tem uma função específica para a vida das plantas e o excesso ou défice destes elementos podem produzir efeitos negativos, como a falta de vigor e um menor rendimento. Apesar da aparência da cultura poder ser boa, é possível que os minerais não se encontrem em níveis ótimos. Por exemplo, o cálcio participa na divisão e extensão celular, contribui para o equilíbrio iónico das células, regula a ação das hormonas e estabiliza as paredes celulares e membranas das plantas. Deficiências de cálcio criam alterações fisiológicas como o atraso no crescimento das raízes, produção de folhas pequenas e disformes e crescimentos deficientes dos frutos.

Uma correta fertilização permite atingir uma nutrição vegetal equilibrada para favorecer o crescimento das culturas. Existem dois processos que podem ser utilizados, a fertilização radicular ou a foliar. Por vezes, poderá ser difícil perceber qual o melhor método a ser aplicado, no entanto, as análises foliares complementares com análises de solo e água de rega irão ajudar a identificar o método mais efetivo de fertilização em função das necessidades das plantas.

A SGS Portugal desenvolveu o serviço de Análises Foliares que permitirá identificar a concentração dos principais nutrientes existentes nas plantas e, deste modo, tomar as melhores decisões de fertilização para cada cultura nos diversos estados fenológicos, potenciando a utilização dos fertilizantes, reduzindo custos e incrementando o resultado líquido da exploração.

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com