Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A aprovação e certificação de soldadores e procedimentos de soldadura tem sido causa para debate ao longo de muitos anos. Existem várias normas internacionais que abrangem esta atividade (ISO, EN, ASME, AWS).

Estas certificações foram desenvolvidas para assegurar que as competências dos soldadores estão em conformidade com o código sob o qual estarão a trabalhar, assim como para certificar que o soldador está qualificado de acordo com os requisitos desse código.

Os serviços de Qualificação de Soldadores da SGS – Qualificação de soldadores e de procedimentos de soldadura para construção de pipeline (e não só também há outras áreas, equipamentos sob pressão, estruturas metálicas), operadores de pipeline e contratantes independentes.

Uma soldadura de má qualidade, procedimentos de soldadura incorretos e/ou inapropriados significam que uma soldadura pode conter imperfeições que enfraquecem um elemento significativamente, levando a falhas dentro de um curto espaço de tempo, atrasos e custos acrescidos.

Porquê os serviços de qualificação de soldadores da SGS?

A SGS permite à sua organização assegurar a integridade dos equipamentos e eliminar qualquer falha em procedimentos qualificados e soldadores devidamente formados, os nossos serviços permitem-lhe:

  • Desenvolver procedimentos de soldadura através de consultoria especializada;
  • Qualificar procedimentos de soldadura;
  • Avaliar e qualificar soldadores;

A soldadura deve ser abrangida por um procedimento escrito. Se um procedimento ainda não existe, deve ser criado e qualificado para utilização específica. Os nossos inspetores de soldadura certificados realizam qualificação de procedimentos de soldadura. Adicionalmente, podem ajudar os fabricantes a desenvolver especificações de soldadura para utilização em campo.

Os nossos inspetores também se certificam de que os soldadores podem soldar de acordo com qualquer norma e consequente material a utilizar. Isto reduz o número de reparações em campo, e desta forma, reduz atrasos dispendiosos.

Quando contrata os nossos serviços de qualificação de soldadura, o inspetor está sempre presente para:

  • Supervisionar o processo de qualificação e realizar o registo dos parâmetros utilizados;
  • Assegurar que os provetes são corretos para o procedimento pretendido;
  • Assegurar conformidade com o procedimento de acordo com o referencial pretendido;
  • Enviar a placa testemunho para laboratório de ensaio, quer seja não destrutivo ou destrutivo;
  • Avaliar os resultados dos ensaios e a sua conformidade;
  • Elaborar o registo de qualificação de procedimento de soldadura.

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com