Responsabilidade Social na Indústria dos Brinquedos: ICTI CARE
Os brinquedos são produtos altamente regulamentados em todo o mundo e as normas de segurança existentes neste âmbito estão constantemente a ser atualizadas. Contudo, apesar da segurança das crianças ser uma prioridade, não é a única preocupação desta indústria.
Cada vez mais, as questões de responsabilidade social e ambiental são um aspeto fundamental para as organizações deste setor, uma vez que o seu sucesso depende, a longo prazo, tanto do seu desempenho económico como social e ambiental.
Como reflexo da importância deste tópico no mercado, em 1975 foi fundado o ICTI – Internacional Council of Toy Industries (Conselho Internacional das Indústrias de Brinquedos), cujo foco inicial foi a harmonização dos requisitos de segurança globais mas que, rapidamente, expandiu para a Conformidade Social.
Em resposta à crescente exigência por ambientes de trabalho justos, seguros e saudáveis para os funcionários que trabalham na fabricação de brinquedos, em 1995, o ICTI, adotou o primeiro Código de Práticas Empresariais.
Este código baseou-se nos quatro princípios do processo de monitorização CARE:
C – Caring (Preocupação/Zelo)
A – Awareness (Consciência/Sensibilização)
R – Responsibility (Responsabilidade)
E – Ethics (Ética)
Assim, em 2002, o ICTI lançou um processo de auditoria global com o objetivo de implementar este Código de Práticas Empresariais e assim estabelecer um único sistema de auditorias uniforme que seja aceite pelas maiores marcas / vendedores de brinquedos.
Como entidade acreditada para efetuar auditorias ICTI, a SGS pode ajudar as organizações na verificação da conformidade com este Código de Práticas Empresariais.
Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@: pt.info@sgs.com