Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A Lei de Modernização em Segurança de Alimentos (FSMA) da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA é considerada a reforma mais radical nas leis americanas sobre segurança de alimentos em mais de 70 anos.

FSMA

Ao contrário das regulamentações anteriores sobre o tema, a FSMA tem como foco a prevenção de contaminações e exige que as organizações da indústria alimentar garantam práticas de segurança em toda a cadeia de fornecimento. 

O objetivo principal é garantir que as empresas do setor alimentar cumprem os novos padrões de forma a assegurar a conformidade com as sete regras para implementação do FSMA:

  1. Controlos Preventivos para alimentação humana
  2. Controlos Preventivos para alimentação animal
  3. Produção Segura
  4. Programa de verificação de fornecedores estrangeiros (FSVP)
  5. Certificação de Terceira Parte Acreditada
  6. Transporte sanitário de alimentos para humanos e animais
  7. Estratégias de Mitigação para proteger os alimentos contra adulterações intencionais 

Programa de verificação de fornecedores estrangeiros (FSVP)
A regra sobre o Programa de verificação de fornecedores estrangeiros (FSVP), requisito importante para quem fornece para os EUA, requer que os fornecedores estrangeiros tenham o mesmo nível de proteção da saúde pública que é requerido aos produtores dos EUA, minimizando assim o risco de doenças ou lesões dos consumidores devido a um alimento contaminado.
Para isso, as empresas fornecedoras de alimentos para os EUA são responsáveis pela realização de análises de perigos, avaliação de riscos, realização de atividades de verificação adequadas (auditorias locais, amostragem, testes ou análises de registos de segurança alimentar) e realização de ações corretivas quando necessário.

As Auditorias FSMA:
As auditorias abrangentes realizadas pela SGS, podem ser utilizadas como pré-avaliações da FSMA, auditorias de lacunas ou auditorias de fornecedores, sendo estas personalizadas, tendo em conta as necessidades de cada empresa.
Dado que se tratam de auditorias independentes, o processo da auditoria e Certificação podem ser simplificados realizando auditorias FSMA em simultâneo com auditorias de Certificação Alimentar e repetindo as auditorias em todos os fornecedores da empresa usando os mesmos critérios.

É muito importante que todas as organizações do setor alimentar, que pretendem entrar ou que já se encontram no mercado Americano, se informem sobre a aplicação desta nova lei e tomem medidas para garantir uma posição como líder de segurança de alimentos. 

Para mais informações, por favor contacte: 
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com