Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Planear um evento é uma atividade complexa com diversas tarefas associadas e muitas delas com um peso elevado no orçamento. Pensar em planear um evento que seja também sustentável, pode parecer implicar uma despesa e esforço acrescidos.

 

Enquanto organizador, refletindo sobre edições passadas e sobre o planeamento atual, certamente identificará vários impactos decorrentes do evento a que naturalmente associará medidas mitigadoras. Por exemplo: Se um evento provocar distúrbios de ruído na comunidade envolvente; este facto não poderá ser mitigado pelo desvio da projeção do som? Ou se um certame produzir uma quantidade significativa de resíduos indiferenciados, poder-se-á optar por materiais apenas de um tipo, facilitando a reciclagem?

 

São várias as atividades que com um ajuste de planeamento, poderão tornar um evento mais sustentável e eficiente com baixo investimento. Posto isto, partilhamos consigo as 5 práticas de eleição SGS que podem fazer diferença na reputação, eficiência e missão do seu evento.  

 

  1. Mitigue o impacto do ruído
    Atualmente, são cada vez mais os eventos que têm preocupações relativamente ao nível de ruído provocado. Algumas organizações já adotaram medidas para diminuir o impacto do som na comunidade local: Utilização de barreiras de som, redireccionamento das colunas e/ou diminuição dos decibéis das mesmas.

     

  2. Reduza a quantidade de desperdício produzido
    A quantidade de resíduos produzidos em eventos é frequentemente excessiva. Este “fenómeno” inicia-se muito antes do dia do evento, gerando-se desperdício tanto na promoção como nas montagens.

    O desperdício poderá ser mensurado em termos hídricos, materiais e energéticos. Alguns exemplos de medidas sustentáveis para redução da produção de desperdício poderão passar pela abrandamento no uso de material promocional, disponibilizar bebidas em copos reutilizáveis, optar por equipamentos mais eficientes, embalagens biodegradáveis e, por exemplo, fazer parcerias com programas de reaproveitamento alimentar que permitam eliminar o desperdício de alimentos e ao mesmo tempo contribuir para uma sociedade sustentável.

     

  3. Keep it local!
    No período de planeamento do evento faça uma análise dos fornecedores que necessita:  Comida, bebida, equipamentos, infra-estruturas, etc, e, sempre que possível, opte pelos de origem local. Reduzirá deslocações (e custos associados) o que permitirá diminuir a pegada de carbono e também impulsionar economicamente a comunidade local. 

     

  4. Diminua a pegada de carbono
    Organizar um evento implica muitas deslocações: de fornecedores, staff, participantes, etc. Existem várias práticas que permitem reduzir a quantidade de trajetos efetuados e, consequentemente, reduzir a pegada de carbono. A saber: Promover a partilha de carro, a utilização de transportes públicos (através de divulgação e/ou parcerias com descontos) e a utilização de carros elétricos. Além disso, deverá evitar usar equipamentos com emissão de gases - como um gerador de energia a gasóleo. Existem no mercado alternativas mais eficientes e sustentáveis com o mesmo efeito.

     

  5. Inspire
    A cultura de um evento traduz-se muito no público que atrai. Uma organização sozinha não consegue – eficazmente - atingir objetivos de sustentabilidade. É necessário envolver todas as partes interessadas. Assim, é fundamental inspirar, sensibilizar e comprometer as pessoas para o cumprimento desses objetivos. Comunique os impactos e as vantagens em ser um evento mais sustentável. Uma comunicação eficaz é o caminho para o sucesso.

 

Em jeito de conclusão, não é necessário um investimento significativo para tornar um evento mais sustentável. Muitas destas práticas não acarretam custos para a organização. Permitirão eliminar gastos e adicionar benefícios para quem está presente no evento. Tudo isto, enquanto ajuda a salvar o planeta. 

 

Para mais informações, por favor contacte: 
tel:
808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: 
pt.info@sgs.com