Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Eventos mais sustentáveis são mais eficientes e aqueles que geram maior reputação, estimulando mentalidades focadas nas necessidades das gerações futuras.

A sustentabilidade é uma tendência atual e está no topo de prioridades das entidades mais atentas. Organizar um evento sustentável implica a adoção de boas práticas ao nível ambiental e social, o que poderá exigir em primeira instância algum esforço por parte da organização promotora.

A SGS aponta quatro razões para adotar medidas sustentáveis em eventos:

Benefícios sociais: Se planeadas e implementadas ações para a redução de deslocações (de preferência com staff local) o evento trará benefícios diretos para a região:

  • Criação de postos de trabalho;
  • Preferência por materiais e recursos locais;
  • Envolvência de pequenas e médias empresas (PMEs);
  • O evento servirá como como catalisador local e também como impulsionador na aplicação de práticas sustentáveis.

Reputação positiva: A promoção de um evento social e ambientalmente responsável irá incrementar uma imagem positiva da marca no evento. Assim, irá atrair público cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade. Para além disso, o facto de atrair mais participantes ao evento, implicitará a chegada de novos parceiros e patrocínios.

Também uma maior participação dos media será um veículo rápido e eficaz na promoção do evento e de medidas mais sustentáveis.

Impulsionador da mudança: Os eventos são excelentes veículos de comunicação e  uma excelente oportunidade de consciencialização. O facto de optar por medidas mais sustentáveis irá alertar os participantes para a utilidade de um horizonte que muitos poderão sobrevalorizar.

Adoção de medidas que trazem vantagens financeiras:

  • Monitorizar e reduzir o consumo de recursos hídricos e energéticos;
  • Contabilizar e Reduzir a produção de desperdício;
  • Optar por produtos e serviços locais, reduzindo as deslocações e consequentemente obter um preço mais competitivo;
  • Implementação da gestão do risco e adoção de medidas para o tratar de forma preventiva.

Organizar um evento mais sustentável é um processo iterativo e constante em todo o ciclo de vida do evento desde:  concetualização, planeamento, captação, implementação, monitorização e fecho.

Se decidir integrar a sustentabilidade no seu evento, então comece a planear com antecedência face à data prevista para a realização do mesmo.

 Desenvolva uma estratégia consolidada e ambiciosa, onde deve ser consciente da limitação de recursos humanos, financeiros e temporais. Se não for possível implementar uma ou outra medida nesta edição, não se preocupe, na próxima terá essa oportunidade.

Para mais informações, por favor contacte: 
tel:
808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: 
pt.info@sgs.com