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Os eventos têm o poder de mobilizar um grande número de pessoas e de criar um impacto significativo em suas vidas de forma diferente. Ao nível mais básico, poderá ser simplesmente a criação de uma experiência agradável ou prazerosa para os espectadores. A um nível mais avançado, poderá incluir a criação de uma oportunidade que mudará positivamente o comportamento das pessoas.

Os impactos que um evento causa num espetador são, na sua maioria, medidos de forma qualitativa e, ao invés, muito raramente de forma quantitativa através de uma abordagem estruturada e sistemática.

Como forma a avaliar o impacto de um evento num espetador, a SGS realizou uma análise de sensibilidade através de uma amostragem de 81 inquiridos. No estudo, 68% dos participantes eram do sexo feminino, 32% do sexo masculino, num universo de amostra em que 64% está entre os 20 e 29 anos.  Foi pedido aos inquiridos que avaliassem de 1 a 5 o grau de importância de critérios sociais e ambientais num evento.

Independentemente da tipologia do certame os resultados revelaram o seguinte:

Critérios mais valorizados

  1. Quantidade e condições de limpeza das instalações sanitárias (4,73 em 5)
  2. O preço do bilhete (4,71 em 5)
  3. Disponibilizar contentores de lixo em quantidade suficiente (4,63 em 5)
  4. Segurança das infraestruturas utilizadas (4,55 em 5)
  5. O recinto manter-se limpo (4,54 em 5)
  6. Identificar-se com o ambiente e espírito vivido no evento (4,53 em 5)
  7. A confiança que o evento traduz (4,5 em 5)
  8. Parcerias estabelecidas com preços especiais (Transportes, alojamento...) (4,40 em 5)
  9. Adequação e segurança de acessos ao local do evento e espaços circundantes para veículos e pedestres (4,36 em 5)
  10. Um programa de evento que exceda as expectativas (4,36 em 5)

Critérios menos valorizados

  1. Localizar-se em espaços verdes (3,38 em 5)
  2. Dimensão do evento (3,42 em 5)
  3. Promoção do comércio local no evento (3,77 em 5)
  4. Relacionamento criado com o staff do evento (3,77 em 5)
  5. Disponibilização de locais para pernoitar (3,80 em 5)
  6. Comentários acerca do evento (3,82 em 5)
  7. A preferência de colaboradores locais (3,84 em 5)
  8. O evento promover ações de proteção do meio ambiente (3,97 em 5)
  9. Não existência de notícias recentes de incidentes/acidentes associadas ao mesmo. (3,97 em 5)
  10. Disponibilização de espaços que satisfaçam necessidades críticas: chuveiros, vestiários ou lava-louças (3,99 em 5)

 

Qualquer promotor de eventos deverá ter como prioridade intrínseca descodificar a forma como o evento que promove é percecionada por todos aqueles que estão envolvidos no certame, quer direta, quer indiretamente.

Para mais informações, por favor contacte: 
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com