O que procura?

Dicas para Aumentar a sua Produtividade Enquanto Trabalha em Casa

18 Mar 2020

Neste período em que a propagação do COVID-19 continua numa fase crescente, muitos de nós começamos a trabalhar a partir de casa.

Neste período em que a propagação do COVID-19 continua numa fase crescente, muitos de nós começamos a trabalhar a partir de casa.

Esta alteração na sua rotina pode ter impactos positivos, como conseguir um maior foco no desenvolvimento das suas tarefas, redução das distrações e do tempo empregue em deslocações e a possibilidade de confecionar refeições mais saudáveis. No entanto, também traz efeitos negativos como o isolamento social.

Aqui estão algumas dicas para manter - e até aumentar - a sua produtividade, assegurando o normal equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar.

• Mantenha a rotina normal, como se fosse para o seu local físico de trabalho. Ou seja, acorde cedo e arranje-se. Isto ajuda-o a manter a sua rotina habitual.

• Se possível, dedique uma mesa ou uma divisão especifica para realizar o seu trabalho.

• Evite ter uma televisão ou distrações no local onde está a trabalhar para evitar a tentação de fazer pausas desnecessária ou que o desconcentrem.

• Crie uma lista de tarefas diária e outra para as próximas semanas, de forma a evitar que se disperse ou que tenha a tentação de fazer tarefas domésticas.

• Mantenha a comunicação com os seus colegas e com a sua chefia através de chamadas, videochamadas, mensagens e emails. Isto vai manter a sua motivação e evitar que se sinta isolado.

• Comunique à família/pessoas com quem partilha a casa os seus horários e as suas expectativas para as semanas em que vai trabalhar remotamente. Isto vai reduzir as interrupções e gerir as suas expectativas, assim como as dos outros que o rodeiam.

• Mantenha a prática regular de exercício físico. Esta é uma dica que não está diretamente relacionada com o seu trabalho, mas que vai ajudar com a redução das dores de costas, a aumentar a sua concentração e a manter a sua mente sã.

• Crie um horário para as pausas de almoço. Faça pequenas pausas a meio da manhã e da tarde, para comer e descansar, pois vai aumentar a sua produtividade quando está a trabalhar.

• Na hora de almoço, saia de perto do seu computador e descanse a sua cabeça para voltar à tarde com uma motivação e energia renovada.

• Se vai fazer reuniões - especialmente com clientes ou fornecedores - mas também com colegas, verifique com antecedência se a forma como e onde está sentado é a melhor, se o áudio e o microfone estão corretamente ligados e aprenda a trabalhar antecipadamente com o programa em questão. Isto vai fazer com que mantenha o profissionalismo e a imagem externa da empresa. Visto que vai estar em casa, é importante saber como retirar o som/imagem da chamada no caso de surgir uma situação imprevista como, por exemplo, ser interrompido por filhos menores ou algum familiar.

• Mantenha os seus horários normais de deitar e acordar de forma a dormir o número de horas suficientes e desejáveis para o normal desenvolvimento de funções; 

• Quando acabar de trabalhar, guarde o computador de forma a poder desligar a sua mente do trabalho, podendo assim, repor energias e aproveitar o tempo com as pessoas mais próximas de si, seja pessoalmente (se viverem consigo) ou por telefone, de forma a mantermos as relações sociais que são tão importantes para o nosso bem-estar. 


Esperemos que estas dicas ajudem a manter-se produtivo, não se esquecendo de conciliar a sua vida pessoal, profissional e familiar.



SOBRE NÓS

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Somos reconhecidos como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 94.000 funcionários, operamos numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal