O que procura?

SGS Acompanhou o Primeiro Abastecimento de GNL em Portugal Continental

08 Mar 2020
2020_02_Acompanhamento_Abastecimento_GNL

A SGS Portugal representou o fornecedor de Gás Natural Liquefeito (GNL) e atestou a sua qualidade e quantidade no primeiro abastecimento truck-to-ship realizado em Portugal Continental.

Este abastecimento de um navio em Sines com recurso a um camião-cisterna parqueado no cais de ancoragem teve lugar no passado dia 29 de fevereiro no TMS – Terminal Multipurpose de Sines, com recurso aos tanques de gás natural de Sines.

A draga “Scheldt River”, que esteve a operar no Porto de Setúbal no processo de dragagem do Rio Sado, e que, devido a uma interrupção nos trabalhos de Setúbal, segue agora para um novo projeto em Itália, inaugurou esta tipologia de operações em Portugal Continental. Este procedimento de abastecimento de navios é habitualmente realizado nos moldes ship-to-ship, ou seja, com recurso a uma outra embarcação de menor dimensão para abastecer navios. Neste caso particular, o GNL foi carregado em camiões-cisterna na estação de enchimento do terminal de gás natural do Porto de Sines e fornecido ao navio aí atracado. A embarcação belga “Scheldt River” é responsável e reconhecida pelos primeiros abastecimentos truck-to-ship em diversos portos europeus.

A SGS Portugal atua no mercado como representante do principal fornecedor nacional em diversas tipologias de abastecimento a navios com combustíveis tradicionais, como diesel e fuel oil, e agora também com GNL. Este primeiro abastecimento de GNL no Porto de Sines representa um ponto de viragem no histórico no setor energético português, na medida em que, até ao momento, todos os abastecimentos realizados foram de derivados de petróleo. Enquanto entidade independente e idónea, e com base no conhecimento técnico que possui, a SGS atesta, quer a qualidade, quer a quantidade de GNL necessário para este abastecimento, dando confiança ao mercado dos abastecimentos de combustível em Portugal.


SOBRE NÓS

A SGS Portugal faz parte do Grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais, formação e certificação, que conta com 2 600 escritórios e laboratórios e 94 000 colaboradores em todo o mundo. Fundada em 1878, a SGS está sedeada em Genebra, na Suíça. Em Portugal desde 1922, a SGS Portugal está presente em todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira, através de uma rede de 14 escritórios e laboratórios.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal