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Como Prevenir Ataques de Phishing

Com o aumento da preocupação das pessoas com o novo Coronavírus (COVID-19), tem havido um aumento dos ataques de phishing. Sendo que são utilizados conteúdos referentes ao COVID-19 para atraírem um recetores dos emails. No entanto estes ataques são recorrentes, devendo ter atenção a vários indicadores e ter certos cuidados de forma a evitar ser vítima destes ataques.

  • Em primeiro lugar, não utilize o email do trabalho em websites de lazer. Evitando desta forma que encontrem facilmente o seu endereço de email- Desconfie de emails vindos de fora da sua empresa ou que não receba regularmente a pedirem-lhe para verificar ou renovar as suas credenciais.
  • Não clique em links, nem abra documentos anexados a e-mails de pessoas que não conhece.
  • Os emails que criam uma imagem de urgência, anunciam graves consequências se não cumprir o que indicam ou que dizem ter ganho grandes quantidades de dinheiro têm uma grande probabilidade de serem phishing e devem ser reportados como spam.
  • Também deve suspeitar de emails enviados por pessoas que conhece com pedidos fora do normal. Neste caso, deve telefonar para um contacto da pessoa, disponível por exemplo no website corporativo ou que esteja gravado nos seus contactos. 
  • Por vezes, os links que estão por detrás do link escrito no email são diferentes dos apresentados, podendo reencaminhá-lo para um website perigoso. Ao colocar o rato por cima do link, antes de clicar, poderá visualizá-lo. Desconfie de endereços de websites que contenham bastantes números, estão escritos incorretamente ou têm uma estrutura peculiar.
  • Tenha cuidado com emails de contactos desconhecidos mesmo que tenham conhecimentos sobre si, sobre os seus colegas ou sobre as suas atividades profissionais, pois podem ter obtido essas informações nas redes sociais, como LinkedIn ou Facebook, ou noutro local publico que contenha essa informação.

 

Em casos de dúvida deve contactar sempre a equipa de cibersegurança ou de IT da sua organização.

 

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