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Avaliação da Satisfação de Clientes

17 Jun 2020

A avaliação da satisfação dos clientes é fundamental para conhecer a experiência dos clientes em todas as interações com a sua organização, transformando os dados recolhidos em melhoria dos fatores que impactam com a satisfação e experiência dos clientes.

O processo de Avaliação da Satisfação de Clientes inicia-se com a composição do inquérito, tendo por base conhecer os objetivos da organização, os critérios a avaliar e os níveis de qualidade a aplicar. É desenhado o inquérito a aplicar que deve ter um equilíbrio entre a pretensão da informação a recolher e a extensão do questionário evitando maçar os respondentes. Os inquéritos podem ser aplicados:

  • por telefone ou email com link a formulários digitais;
  •  em vários idiomas;
  • para o target B2B ou B2C;
  • em “one shot” ou de forma sistemática e permanente.

Avaliação Contínua da Satisfação Recolher o feedback do cliente de forma contínua e sistemática no final do processo de cada venda/fornecimento permitindo conhecer a cada instante o nível de satisfação enquanto a experiência ainda está bem presente na memória do cliente, ter conhecimento de ocorrências indesejáveis que possam ser corrigidas de imediato evitando o afastamento do cliente e recolher sugestões de melhoria que façam otimizar futuras experiências do cliente.

A auscultação da satisfação dos clientes é muitas vezes desvalorizada, mas ter conhecimento atempado da satisfação da experiência permite as empresas aumentarem a fidelização e mitigar a perda de clientes por causa desconhecida. Os benefícios da prestação deste serviço pela SGS permite:

  • Libertar recursos internos da empresa subcontratando esta atividade à SGS enquanto entidade especializada para o efeito;
  • Dar um caráter mais imparcial a todo o processo de avaliação da satisfação;
  • O cliente sentir-se-á mais acompanhado perante as suas expetativas e pretensões;
  • Construção de um histórico da performance, registo de ocorrências e tendências;
  • Integrar o processo no sistema de gestão da qualidade, dando cumprimento à ISO 9001

Acesso permanente aos resultados dos inquéritos através da plataforma SGS Auditmetrics.


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