Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A intervenção no Mercado de V. N. de Famalicão resulta de um investimento de 3,5 milhões de euros e tem como objetivo tornar o espaço mais moderno e confortável, tanto para os comerciantes, como para os consumidores.

O Mercado Municipal de V. N. de Famalicão, localiza-se no limite Sul da Praça D. Maria II e desde cedo teve uma grande importância no desenvolvimento da vila, sobretudo pelo fator económico associado à feira, que aqui se situou até meados do séc. XX. O terraço (Praça) situado a uma cota inferior é delimitado a Nascente pela Avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque, transformada nos dias de hoje, num parque de estacionamento ao ar livre. 

fiscalização obra mercado famalicão

O conceito da intervenção visa a recuperação e valorização do caráter arquitetónico do edifício existente e ao mesmo tempo a criação de um novo corpo (Pala), que cumprirá por um lado a função de abrigo do terraço (mercado permanente e cíclico) e por outro a função de uma nova frente urbana para a Avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque.

O papel da SGS nesta obra de reabilitação passou pela coordenação do contrato e controlo administrativo, fiscalização dos trabalhos, controlo do planeamento, controlo financeiro, controlo de qualidade, HST e AAO.

Conforme foi estabelecido em programa, o mercado continuará a funcionar no piso 0, desenvolvendo-se as seguintes valências: zona de restauração, esplanada coberta e ao ar livre, zona de venda permanente destinada a talhos, peixarias, frutarias e flores (Mercado Permanente), espaço de cozinha/showcooking, zona polivalente de venda eventual (Mercado cíclico), espaço de arrumos, loja do Mercado, espaço ajardinado, edifício de apoio logístico (instalações sanitárias, balneários para comerciantes, área administrativa, compartimentos técnicos e espaço de armazenamento de resíduos sólidos. No piso superior (piso 1), prevê-se manter as lojas de rua existentes e apenas intervir no torreão para aí se instalar a loja do mercado.

fiscalização obra mercado famalicão   obra mercado famalicao

 

SOBRE NÓS

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Somos reconhecidos como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 94.000 funcionários, operamos numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.