O que procura?

Identificar SARS-CoV-2 em Instalações Alimentares

08 Jul 2020
PCR Machine 344px

O vírus SARS-CoV-2 ganhou destaque desde que foi descoberto em 2019 e a sua subsequente pandemia de COVID-19 que causou. Estes tempos difíceis exigem soluções inovadoras - a SGS pode ajudar.

Facilmente transmitida de pessoa para pessoa (através de gotículas e aerossóis), o SARS-CoV-2 também pode ser transmitido por contacto indireto com objetos e materiais (fomites). O vírus é persistente e altamente contagioso, e  transmite-se também através de pessoas assintomáticas, tornando sua identificação em estabelecimentos de alimentos, instalações e plantas, primordial. Embora nenhum produto alimentar na realidade tenha sido identificado como uma contaminação de origem, tudo ao redor de um produto alimentar pode representar um risco de transmissão.Muitas organizações já fortaleceram as suas práticas de segurança, mas como é que podem ser monitorizadas a eficácia dessas medidas e os possíveis problemas de contaminação?

TESTE DE SARS-COV-2

A SGS desenvolveu uma nova gama de soluções de teste SARS-CoV-2 que suportam toda a cadeia de abastecimento, incluindo instalações comerciais, de fabricação e públicas. Isso abrange o setor de alimentos, desde a produção à distribuição e pontos de venda. Também atualizamos recentemente o nosso Programa de Monitorização de Higiene (HM) para incorporar medidas para cobrir as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativas ao COVID-19 e os testes de detecção de SARS-CoV-2

Identificar a presença do vírus em superfícies ambientais ajudará as organizações a entender e monitorizar a eficácia das medidas de mitigação, bem como as estratégias de saneamento e desinfecção implementadas para proteger trabalhadores, produção, produtos e consumidores.

Embora o vírus seja muito recente, estudos científicos já identificaram quanto tempo pode sobreviver em superfícies inanimadas e manter a sua estabilidade, veja a Tabela 1.

O tempo de sobrevivência do SARS-CoV-2 varia conforme as estirpes virais, o material em que está inserido, a temperatura, a humidade e a carga viral. Portanto, o toque frequente de superfícies contaminadas nas áreas de trabalho, instalações de produção, distribuição e pontos de venda é uma rota potencial para a transmissão de SARS-CoV-2. O tempo de persistência em superfícies ambientais varia podendo durar entre minutos a várias semanas, dependendo das condições ambientais. Como exemplo, o SARS-CoV-2 pode ser mantido no ar em salas fechadas e sem ventilação por pelo menos 30 minutos sem perder a infeciosidade. Para além disso, vírus em amostras respiratórias ou fecais podem manter a infeciosidade por dias em temperatura ambiente (TR).

A contaminação ambiental significativa por pacientes com COVID-19 sugere que o ambiente é um meio potencial para transmissão de vírus e as superfícies em ambientes de trabalho devem ser testadas para SARS-CoV-2.

Tabela 1: Tempo de sobrevivência de SARS-CoV-2 em superfícies inanimadas

SUPERFICIECARGA VIRALTEMPERATURATEMPO
Papel104RT< 5 min
106RT24 h
Borracha de silicone10321°C5 d
Metal105RT5 d
Metal inoxidável103RT, 21°C≥ 5 d
Cobre1054°C≥ 28 d
10530°C8-24 h
Aluminio5x10321°C2-8 h
PTFE10321°C5 d
PVC10321°C5 d
Vidro105RT4 d
Azuleijos de cerâmica10321°C5 d
Madeira105RT4 d
Plástico10522-25°C5 d - 2 wk

Fonte: Ren S-Y, et al. World Journal of Clinical Cases, 8(8):1391-1399, 2020. 

RESTRIÇÕES FECHAM PORTAS

Em todo o mundo, empresas do setor alimentar, como restaurantes, foram forçadas a fechar as suas portas, enquanto outras, como produtores de alimentos, continuam a trabalhar, mas sob regras rígidas. Em vários países, inclusive nos EUA e na Europa, por exemplo, foram forçados a fechar como resultado dos seus trabalhadores terem sido infectados em grandes números. Como vemos a redução gradual das restrições, o setor de produção (produtores de alimentos, distribuidores etc.) procura maneiras de fornecer produtos em segurança aos clientes, enquanto o setor dos serviços procura formas de continuar as suas atividades, minimizando o risco de infecçã . No entanto, ainda existe muita preocupação com o risco de infeção por SARS-CoV-2 nos locais de trabalho, de produtos comprados pelos consumidores ou de diferentes linhas da cadeia de abastecimento. Uma abordagem para proteger funcionários e clientes / consumidores deve ser a prioridade.

As principais perguntas para entender e gerir esses riscos são:

  • O ambiente de trabalho é suficientemente seguro para continuar a operação?
    • As empresas estão a usar diferentes técnicas de saneamento com intervalos diferentes em muitas áreas. Mas é extremamente importante saber se estas medidas são eficazes ou não. Determinar pontos fracos ou locais susceptíveis e tomar ações precoces contra a presença potencial de SARS-CoV-2 ajudará a reduzir o risco. A estabilização da monitorização da segurança alimentar deve continuar normalmente, mas algumas medidas adicionais precisam ser consideradas.
  • Como proteger os funcionários contra o risco de espalhar uma infecção em potencial?
    • Como o SARS-CoV-2 é muito contagioso e espalha-se facilmente, especialmente em espaços confinados, apenas uma pessoa infectada pode fazer com que outras pessoas contraiam o vírus, o seu ambiente de trabalho e produtos sejam contaminados, causando uma sérios danos à operação e negócios. A monitorização do ambiente de trabalho quanto à presença do SARS-CoV-2 permite que as empresas entendam o risco específico e implementem medidas para protegerem os funcionários e manterem as operações.
  • Como evitar que produtos sejam contaminados e consumidores / clientes entrem em contato com o vírus?
    • Provavelmente, a pior notícia para uma empresa neste momento seria a deteção de SARS-CoV-2 nas suas instalações, nos seus produtos ou naqueles que os utilizam ou que estão nessa empresa (por exemplo, estar no mesmo local como um restaurante). Como a proteção da saúde do consumidor é a questão mais básica e importante, é de vital importância identificar possíveis contaminações em toda a cadeia de abastecimento e tomar medidas corretivas.

VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA

A maioria das empresas adotou medidas relacionadas com políticas de limpeza e higiene, entre outras. Embora isso seja importante, pode ser difícil verificar a eficácia de forma a limitar a responsabilidade de uma instalação no caso de um funcionário ou cliente ser infectado. A SGS oferece novas soluções de teste SARS-CoV-2, destinadas principalmente a apoiar toda a cadeia de abastecimento, desde as instalações de produção até a distribuição e pontos de venda.

A detecção do SARS-CoV-2 em superfícies ambientais ajuda as organizações a entender e a monitorizar as medidas de prevenção adotadas, bem como a eficácia das suas estratégias de saneamento / desinfecção contra o vírus. Permite também uma resposta precoce e uma abordagem proativa aos riscos potenciais para trabalhadores, produtos e clientes. Isto vai proteger os negócios como uma etapa complementar às medidas de segurança padrão. As nossas soluções de teste SARS-CoV-2 oferecem aos empresários uma maneira de mostrar responsabilidade e provar isso aos clientes e funcionários, transmitindo confiança durante este período de transição.

VALIDAÇÃO E CONFIANÇA

As nossas soluções de teste SARS-CoV-2 contam com técnicas validadas e confiáveis, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cobrem aamostragem com cotonete, transporte e testes. Os cotonetes são entregues aos clientes com informações detalhadas sobre como a amostragem deve ser realizada e as condições sob as quais as amostras devem ser transportadas para o laboratório. De volta ao nosso laboratório, condições rigorosas de segurança recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a OMS garantem a segurança de nossos colaboradores e a qualidade do teste. Para o teste, o RNA viral é extraído e detectado por PCR em tempo real de transcrição reversa com alta sensibilidade.

Adicionalmente, suporte técnico, incluindo, entre outros, pontos de amostragem, superfícies / áreas de alto toque e intervalos de amostragem, será sempre fornecido para garantir resultados confiáveis.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Juntamente com as nossas soluções de teste SARS-CoV-2, também temos as seguintes soluções.

SOBRE NÓS

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Somos reconhecidos como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 94.000 funcionários, operamos numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

FOOD FRAUD (4h)

FOOD FRAUD (4h)

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal